RÁDIO BPA

TV BPA

Eduardo Barroca opina sobre o maior desafio do técnico de futebol: lidar com o jogador

Eduardo Barroca opina sobre o maior desafio do técnico de futebol: lidar com o jogador

Técnico do CRB, Eduardo Barroca lança livro em Maceió
A vida do técnico de futebol é concorrida no Brasil. Entre lidar com pessoas, estudar e aperfeiçoar sistemas de jogo, existe ainda a forte cobrança pelos resultados positivos. Conviver com pressão é situação constante.
Barroca, do CRB, lança livro em Maceió: “Compartilhar tudo o que envolve a vida de um treinador”
Durante o lançamento do livro “Modelo de Trabalho”, o técnico do CRB, Eduardo Barroca, falou sobre os desafios da profissão e opinou qual o principal deles.
“O maior desafio do técnico, na minha opinião, é ajudar o jogador. Ajudar o jogador a entregar o melhor rendimento dele dentro de campo. Isso aí é um eixo central que tem diversas ramificações”
— Isso tem a ver com o tipo de treinamento que se dá, a escolha da forma de jogar, como você administra os jogadores que jogam, os que não jogam, os que vão no banco de reservas e são menos utilizados, a conexão do treinador com as categorias de base, como o treinador se relaciona com a comissão técnica que anda com ele.
Eduardo Barroca comentou sobre os desafios do técnico de futebol
Francisco Cedrim/Ascom CRB
Barroca falou sobre a responsabilidade que o treinador carrega ao assumir o comando de uma equipe.
— A gente, quando chega num clube, tem uma responsabilidade muito grande. O clube apostou na gente e a gente precisa ser a locomotiva nesse trem. Precisa trabalhar mais que todo mundo, precisa ter organização de trabalho, precisa ser referência de postura. Como o treinador e a sua comissão técnica interagem com os profissionais que já estão no clube.
O treinador disse ainda que, no início da carreira, passou por situações em que os treinadores que chegavam não aproveitavam o potencial dos profissionais da casa.
— E eu falo isso com muita propriedade porque já trabalhei em clubes, lá na minha origem , que fui profissional do clube e vivi experiências de treinadores que chegavam e não aproveitavam os profissionais da forma adequada. E eu vi o quanto aquilo era contraproducente para um trabalho, danificava um trabalho. E eu encontrei aqui no CRB uma equipe de trabalho competente, comprometida.
Barroca salientou importância do papel de cada membro comissão técnica
Francisco Cedrim/CRB
Barroca fez questão de valorizar a importância da interação entre todos os profissionais que fazem o futebol de um clube.
— São diversos desafios, o treinador sozinho não consegue fazer isso se não tiver uma equipe muito competente do lado. É um conjunto de pessoas que fazem esse trabalho, e o treinador, muitas vezes, é o cara que só liga as pontas e que protege, para fora, cobra dentro e é o responsável por dar a confiança para que tudo isso aconteça. geRead More