Entenda por que contratação de Medina pelo Botafogo não tem ligação com o Estudiantes
Voz do Setorista: Botafogo está perto de contratar Cristian Medina, do Estudiantes
O Botafogo aguarda o fim do transfer ban para concluir a negociação de Cristian Medina. A contratação do jogador, que hoje defende o Estudiantes, não seria feita com o clube argentino, mas com um fundo que controla a carreira do meia. O ge explica os detalhes do negócio.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp
Cristian Medina, jogador do Estudiantes
Joaquín Camiletti/Getty Images
Apesar de participar de treinamentos, Medina é tratado como vendido ao Botafogo nos corredores do Estudiantes. Ele não foi relacionado para a primeira partida do clube na temporada, nesta segunda-feira.
+ Feyenoord, da Holanda, quer Matheus Martins, e Botafogo aguarda proposta
Cristian Medina, de 23 anos, foi revelado pelo Boca Juniors e atuou no time vice-campeão da Libertadores de 2023. Em 2025, quando o Estudiantes se aproximou do empresário Foster Gillett, que prometia um investimento de US$ 150 milhões (R$ 868 milhões na época), o clube era tratado como a vitrine perfeita para Medina.
Como o Botafogo de Anselmi vai jogar? Podcast debate
No Estudiantes, o meia disputaria a Libertadores como uma das principais peças do elenco e abriria os olhos do mercado europeu. Foi assim que os representantes de Medina pagaram a multa ao Boca Juniors através de um fundo e “colocaram” o jogador no Estudiantes.
A equipe de La Plata liderou o Grupo A (o mesmo do Botafogo), passou pelo Cerro Porteño nas oitavas e caiu nas quartas para o Flamengo. O Estudiantes terminou o ano campeão do Torneio Clausura, com Medina como destaque. Ainda assim, os representantes do jogador entendem que ele não teve a valorização que esperavam no Estudiantes. Eles acreditam que um bom ano do meia no futebol brasileiro pode atrair o interesse de clubes europeus.
O Botafogo, portanto, teria Medina nos mesmos moldes da negociação entre Estudiantes e Boca Juniors. Os representantes pagariam a multa do jogador, que rescindiria o contrato com o Estudiantes imediatamente. Sem clube, assinaria com o Botafogo como “agente livre”.
Medina, jogador do Estudiantes
Estudiantes
Quando Medina virou jogador do Estudiantes, o clube já sabia que não teria poder na venda do meia, e também não receberia dinheiro com a negociação, já que também não gastou para comprar. Por isso, a venda por parte da equipe ou um empréstimo ao Botafogo estariam descartados. Os direitos econômicos de Medina são controlados pelos empresários.
O que impede a conclusão do negócio é o transfer ban, que proíbe o clube carioca de inscrever novos atletas. Jogadores como o zagueiro Ythallo e o ponta Lucas Villalba aceitaram fechar com o Botafogo mesmo com a proibição de inscrição, mas o estafe de Medina aguarda o fim do transfer ban para concluir a negociação.
🗞️ Leia mais notícias do Botafogo
🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv geRead More


