RÁDIO BPA

TV BPA

Audi na F1: história, carro, pilotos e mais

Audi na F1: história, carro, pilotos e mais

Nome bastante tradicional em diferentes categorias do automobilismo, a alemã Audi assume o legado da Sauber a partir de 2026 e vai participar pela primeira vez da Fórmula 1. Em seu ano de estreia, a equipe conta com o brasileiro Gabriel Bortoleto como um de seus pilotos. Conheça mais sobre o time abaixo:
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Confira a lista com todos os campeões da Fórmula 1
Audi F1 revela carro para disputar a temporada 2026 da categoria, com Gabriel Bortoleto
Rodrigo França/ge
Qual é a história da Audi?
A alemã Audi foi fundada em 1909 na cidade de Zwickau. Na década de 30, a marca estava em dificuldades e se uniu com outras três montadoras de veículos, transformando-se em Auto Union. Nesta época, a nova empresa passou a competir nos grandes prêmios da época, que ainda não constituíam a Fórmula 1 – Bernd Rosemeyer venceu o campeonato europeu de 1936 pela equipe.
No entanto, a chegada da Segunda Guerra Mundial fez com que os grandes prêmios na Europa deixassem de ser disputados, e a Auto Union não entrou na Fórmula 1 quando a competição foi criada, em 1950.
Carro da Audi nos grandes prêmios da época pré-F1
Divulgação/Audi
Mais tarde, novamente como Audi, a marca se consolidou em outras categorias do automobilismo mundial. O time foi bicampeão do Mundial de Rali (WRC) com o icônico Audi Quattro, em 1982 e 1984. Além disso, conseguiu 13 vitórias nas 24 Horas de Le Mans, 12 no Deutsche Tourenwagen Masters (série alemã de turismo), conquistou a Fórmula E em 2017-18 e o Rally Dakar em 2024.
Entretanto, a Audi só manifestou seu interesse na Fórmula 1 em 2022, ao anunciar que entraria na categoria como fornecedora de motores em 2026. Porém, os alemães ampliaram o plano e decidiram comprar 100% da Sauber, que funcionava como equipe independente desde 1993.
O anúncio foi feito em 2024 e, desde então, a Audi vem se preparando para entrar na Fórmula 1 com alto investimento. O fundo de investimentos do Catar adquiriu ações “substanciais” do time no mesmo ano.
Pintura do R26, carro da Audi para a temporada de 2026 da F1
Divulgação/Audi
Como é o carro da Audi?
A Audi reeditou uma cor histórica em sua primeira temporada na Fórmula 1, e o carro do time alemão será majoritariamente prata. A explicação está nas origens da equipe: na época dos grandes prêmios pré-F1, as escuderias da Alemanha usavam carros prateados como identificação e eram chamadas de “Flechas de Prata”.
A Mercedes, outra equipe alemã, usa esse apelido até hoje na Fórmula 1, mas ele também é válido para a Audi. Além do prata, a nova equipe terá tons de vermelho e preto na parte traseira do carro.
Audi F1 revela carro para disputar a temporada 2026 da categoria, com Gabriel Bortoleto
Divulgação
O primeiro modelo da história da equipe foi batizado como R26, e a própria Audi fabrica os motores usados nas corridas. A equipe alemã adotou três cores como principais para a sua estreia: prata, preto e vermelho
O prata faz parte da equipe desde a fundação – nas primeiras décadas do automobilismo, cada país tinha uma cor que o representava, e o tom prateado era característico das escuderias alemãs. Esta cor é a dominante e está presente na parte dianteira do carro.
Já a traseira apresenta uma divisão entre preto e vermelho, cores frequentemente presentes nos veículos produzidos pelo time e vencedores em outras categorias, como o Mundial de Endurance (WEC) e o Mundial de Rali (WRC). A asa traseira é preta, com as tradicionais quatro argolas da marca em vermelho.
Quem são os pilotos da Audi?
Para o ano de estreia na Fórmula 1, a Audi resolveu manter a dupla de pilotos da Sauber em 2025: Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg.
Gabriel Bortoleto no evento de lançamento do carro da Audi para a F1 2026
Michaela Stache/Reuters
O brasileiro Gabriel Bortoleto é o único representante do país na elite do automobilismo mundial. Campeão da Fórmula 3 e da Fórmula 2 em 2023 e 2024, respectivamente, o paulista estreou na F1 em 2025 e teve um ano consistente, com 19 pontos e o 19º lugar na tabela – agora, fará o segundo ano na categoria.
Em contraste com o jovem, o alemão Hulkenberg é um dos pilotos mais velhos do grid e estreou em 2010, com a Williams. Depois, passou por Force India, Sauber, Haas, Renault e ainda atuou como substituto por Racing Point e Aston Martin. Em 2025, quebrou jejum de 239 corridas sem pódio. geRead More