Ceni elogia titulares em goleada do Bahia, mas chama atenção para parte física: “Ainda deixa a desejar”
Veja os gols da goleada do Bahia sobre o Barcelona de Ilhéus
O Bahia goleou o Barcelona de Ilhéus por 5 a 1 na noite desta terça-feira, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pela quarta rodada do Campeonato Baiano. Luciano Juba, Everton Ribeiro, Willian José e Ademir (duas vezes) marcaram na estreia do time titular nesta temporada, e Matheus Guimarães descontou com frango de Ronaldo [assista aos gols no vídeo acima].
Siga o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Bahia
Rogério Ceni durante entrevista coletiva
Letícia Martins/EC Bahia
Na entrevista coletiva depois da partida, o treinador Rogério Ceni analisou os pontos positivos e negativos da performance do time principal. Segundo ele, a equipe que foi a campo ainda “deixa a desejar” na parte física.
– Depois do terceiro jogo a gente coloca na quarta partida os jogadores que ainda não tinham atuado. Começaram a treinar no dia 5, natural que estejam um pouco abaixo fisicamente. Completamente coerente não estarem nas condições ideais. De positivo combinações de passe, sempre o entrosamento, isso eles têm. Parte física deixa ainda a desejar. Temos tempo para trabalhar, temos mais dias de descanso, três dias de treino, vamos ver como cada um se comporta para tomar as decisões já no jogo de domingo.
“O que se nota é que alguns estão no estágio [físico] mais avançado, outros inicial, cada um leva um tempo”.
O treinador também explicou os motivos que fizeram o lado direito ser mais produtivo. O lateral Gilberto participou de três gols, com duas assistências, e Ademir balançou as redes duas vezes.
– Em matéria de criatividade, chances de gol, finalizações, poderíamos ter resolvido o jogo naquele começo. Ademir se destacou mais, o lado dele as jogadas fluíram melhor, jogadores o ajudaram. No Pulga ele tinha dois para passar, aí fizemos ajustes. Jean e Juba estavam muito para dentro. Pesaram mais as jogadas pela direita, temos que ter um balanço melhor dos dois lados.
Luciano Juba em Bahia x Barcelona de Ilhéus
Letícia Martins/EC Bahia
O treinador também já está de olho no Ba-Vi deste domingo, no Barradão, pela quinta rodada do Baiano. A bola rola às 16h (de Brasília). Três dias depois, na próxima quarta-feira, o Bahia estreia no Brasileirão diante do Corinthians.
Além de projetar o cenário tático das partidas, o técnico adiantou que a escolha da escalação para cada um dos jogos vai estar relacionada às condições físicas do grupo.
– Ba-Vi é o jogo mais pesado que temos, diferente jogar com time de Série A. Dar transição custa muito mais, equipe preparada para fazer esse tipo de jogo, trabalha muito defendendo em linhas baixas e contra-atacando. Jogo sempre mais difícil – disse o técnico.
– Vamos analisar qual vai ser a melhor escalação no sentido deste jogo, o jogo do Corinthians, do condicionamento físico de cada um, desses 30 atletas que temos, escolher a melhor equipe, não sei se com todos de hoje, mas a melhor equipe condicionada para enfrentar o Vitória e depois o Corinthians – reforçou o treinador.
Confira outros trechos da entrevista coletiva de Ceni:
Características
– Totalmente distinto, é bem diferente do que a gente joga. Dois pontas, diferentes dos outros jogos. Alguns ficaram 60, 65 minutos em campo para exigir o máximo para poder avaliar a condição física de cada um. A parte tática e técnica a gente consegue ver no treinamento. O que se nota é que alguns estão no estágio mais avançado, outros inicial, cada um leva um tempo. São 17 dias de pré-temporada. Garotos entraram para revitalizar a equipe, mas estão um pouco ansiosos, cada um quer resolver, natural da idade. Amanhã temos um dia de descanso e vamos começar a pensar a partir de quinta-feira.
Aniversário nesta quinta-feira
– Aqui estou super feliz, ano passado foi uma boa primeira parte de ano, na segunda caímos um pouco no final. A gente espera peças de reposição, ficando mais equilibrado, aguardando logicamente uma ou outra contratação que a gente possa fazer para dar as opções e o equilíbrio que o time precisa. Muito cedo para falar deste ano, fazer projeção. Vejo muitas equipes investindo muito, outras perdendo algumas peças, nós mais estáveis no mercado. Uma equipe que não contrata tanto, tentando pontualmente achar suas peças, mas se mantém mais estável. Estou muito feliz, extremamente grato a todos que trabalham no clube, sempre com muita educação, respeito. Chega o momento que precisamos de resultado, resultado. Ganhar ou perder não é o que vai definir o ano, mas é sempre tentar adiar a derrota, continuar com confiança, ganhando. Primeira rodada time mais intenso, hoje mais técnico. Fazer análise para ver quem está mais condicionado, quem precisa treinar mais uma semana, ver quem está na forma física ideal. Trabalho daqui em diante é fazer isso para executar domingo quarta e assim sucessivamente.
Gol de Juba
– Eles defendiam bem com linha baixa. Se Jean não passa uma casa à frente Juba ficaria muito atrás. Ajustamos no meio do primeiro tempo, Jean atacando mais espaço e começamos a criar mais oportunidades. Perdemos gols, construímos um bom placar, mas o mais importante foi ver como está cada um fisicamente. Time que reúne talentos, mas que precisa de ajustes físicos.
Mudança de sistema, novos comportamentos
– A gente repete, Everton pisa menos na área que Jean Lucas. Algo parecido ao ano passado e acelerar nos treinamentos para serem mais intensos. Tentamos mais uma atacante, mas os garotos às vezes não entendem, mais ansiosos, mas um sistema bem treinado funciona, a repetição pode ser o segredo do sucesso. Acabamos o jogo com quatro atacantes, dois meio-campistas, jogando num 4-4-2. É diferente enfrentar linha de quatro, de cinco. Ainda é muito cedo para cobrar deles o entendimento em relação ao que o primeiro time tem. Fizemos essa variação para tentar encaixar Kike, Kauê e os dois meninos na frente.
Ronaldo
– Não sei em que minuto foi, ele trabalhou muito pouco durante o jogo. Depois fez uma grande defesa com o pé. Isso acontece. Bola para frente, não pode perder a confiança. Não pode se abalar, errou passe com o pé. Ronaldo nos ajudou muito para nos colocar na pré-Libertadores. Levantar a cabeça e continuar trabalhando para se recuperar, como fez com a grande defesa. Falhas acontecem, só precisam ser corrigidas, trabalhadas. geRead More


