RÁDIO BPA

TV BPA

Parlamento europeu vota para encaminhar acordo com Mercosul ao Tribunal de Justiça da União Europeia

Parlamento europeu vota para encaminhar acordo com Mercosul ao Tribunal de Justiça da União Europeia

 Parlamento Europeu
Yves Herman/Reuters
O Parlamento Europeu votou, nesta quarta-feira (21), a favor do encaminhamento do acordo comercial UE-Mercosul ao Tribunal de Justiça da União Europeia para revisão de sua legalidade.
Os eurodeputados aprovaram a moção com 334 votos a favor e 324 contra. Este encaminhamento ao Tribunal, em teoria, impede a entrada em vigor do acordo comercial por vários meses.
Entretanto, a Comissão Europeia tem a opção de aplicar o tratado de forma provisória, se assim o desejar.
Mercosul e a União Europeia assinaram no sábado (17) um acordo comercial que cria uma zona de livre comércio entre os dois blocos.
Anfitrião do evento que marcou a assinatura do acordo e presidente pro tempore do Mercosul, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, classificou o tratado como um “feito histórico” e afirmou que o acordo envia uma mensagem clara em favor do comércio internacional, do diálogo e da cooperação entre os países.
“Apostemos em um futuro com mais coragem, audácia e aprofundemos nossa União. Em um mundo complexo, UE e América do Sul devem se unir para mostrar um caminho diferente”, destacou o presidente paraguaio.
Com mais de 700 milhões de consumidores, o tratado cria a maior zona de livre comércio do mundo, abrangendo os 27 Estados-membros da UE, além de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Além disso, elimina tarifas sobre mais de 90% do comércio bilateral.
O acordo permitirá que a UE exporte mais veículos, máquinas, vinhos e licores para a América Latina, ao mesmo tempo que facilita a entrada de carne bovina, açúcar, arroz, mel e soja sul-americanos na Europa.
Seus críticos acreditam que o acordo prejudicará a agricultura europeia com produtos importados mais baratos que podem não atender aos padrões fitossanitários do Velho Continente.
O agro do Brasil deve ser um dos grandes beneficiários desse tratado, porque é um dos maiores produtores do mundo e já tem o bloco europeu como o seu segundo maior cliente. Veja abaixo a participação do setor nas importações para a Europa.
Veja dados das exportação do Brasil para a UE em 2025
Arte g1g1 > EconomiaRead More