RÁDIO BPA

TV BPA

Análise: Grêmio mostra em vitória que ainda precisa aprender a tirar mais de Willian

Análise: Grêmio mostra em vitória que ainda precisa aprender a tirar mais de Willian

Guarany de Bagé 0 x 2 Grêmio | Melhores Momentos | 4ª rodada | Campeonato Gaúcho 2026
Mesmo com a vitória por 2 a 0 sobre o Guarany, o Grêmio segue com o furo da bala exposto. O time reserva, utilizado nesta quarta e também na semana passada na derrota para o São José, tem em Willian um meia armador que ainda não funcionou como esperado. Cristaldo, por enquanto, é o titular da posição e deve ser escalado para o Gre-Nal de domingo.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Nos 90 minutos contra o Guarany, Willian deu 50 passes, sendo sete incompletos, quatro assistências para finalizações, e três chutes a gol. Cristaldo jogou por 56 minutos na goleada sobre o São Luiz, tocou bem menos na bola, mas foi mais decisivo: 18 passes (sete errados) e duas finalizações. Contudo, conseguiu um golaço de fora da área, uma assistência para Carlos Vinicius e provocou um gol contra do adversário. É verdade que tinha o time titular como companhia.
Veja mais
+ Dê notas para os jogadores do Grêmio na vitória
+ Luís Castro comenta sobre novas saídas no Grêmio
‘O importante foram os três pontos”, diz Queki após vitória do Grêmio
Willian está (muito) longe de ser um jogador ruim tecnicamente. Muito menos deu mostras de que já acabou como atleta aos 37 anos. Justamente por isso pode ser melhor utilizado. O desafio do experiente meia-atacante está em se adaptar a um novo posicionamento.
Centralizado, o ex-jogador de Shakhtar Donetsk, Chelsea, Arsenal e Fulham experimenta função que não é comum em sua carreira. Acostumou-se a atuar pelos lados do campo, em movimentos de fora para dentro ou da ponta para o fundo do campo.
No Grêmio, tem feito o contrário, por necessidade de Luís Castro. Os pontas, para o português, devem ser jogadores com velocidade e muito fôlego para recomposição, o que não é o caso de Willian. Outro ponto é que não há um reserva para a posição, já que Monsalve ainda se recupera de lesão.
Willian enfrentou forte marcação na partida do Grêmio contra o Guarany
Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação
O jogador demonstra qualidade no toque de bola, refino técnico e inteligência, mas, de costas para o gol, está limitado. Contra o Guarany, enfrentou dura marcação. E se o time de Bagé já dificultou a vida do meia, imagine como não será em partidas do Brasileirão e outras competições vindouras.
A direção do Grêmio segue no mercado, e um meia, da típica posição “camisa 10”, está na lista de compras. Até porque os dirigentes e Luís Castro não querem ficar nas mãos apenas de Cristaldo, que vem de uma temporada abaixo da média no ano passado.
Com larga trajetória na Europa, qualidade de passe e liderança técnica, Willian é uma arma que o Grêmio precisa aprender a utilizar em 2026. Em 2025, estreou em um Gre-Nal, aberto pela esquerda, e fez a sua melhor partida com a camisa tricolor até aqui.
Agora, parece não haver mais espaço nessa posição. Amuzu em nova fase e o recém-contratado José Enamorado assumiram a função de acordo com as características pedidas pelo treinador.
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV geRead More