Ataque arrasador, 100% e três times: como o Bahia chega para primeiro Ba-Vi de 2026
Everton Ribeiro aprova estreia e projeta primeiro Ba-Vi
O Bahia se aproxima do primeiro clássico de 2026 com a tranquilidade de quem está fazendo um início de temporada dentro do esperado e com boas notícias. Com a goleada por 5 a 1 sobre o Barcelona de Ilhéus, na última terça-feira, o Tricolor se manteve com 100% de aproveitamento no ano e encaminhou a classificação para as semifinais do Campeonato Baiano.
Siga o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Bahia
O Tricolor lidera a competição com 12 pontos, nove a mais que o Galícia, primeira equipe fora da zona de classificação para a próxima fase e com um jogo a menos. Com mais cinco jogos ou 15 pontos em disputa, os comandados de Rogério Ceni têm confortável a situação na tabela do Campeonato Baiano.
Ademir e Willian José comemoram gol pelo Bahia
Letícia Martins/ EC Bahia
O Tricolor tem o seu ataque, responsável por 15 gols em quatro jogos e média de 3,7 por partida, como destaque neste momento da temporada. O volante Erick aparece como o principal responsável pela marca, com quatro participações diretas em bolas na rede e líder da equipe nesta estatística.
– O mais importante é estar criando, finalizando bem. Não vejo ninguém querendo aparecer mais que o outro. Isso é muito importante para a equipe. Tem os meninos que estão bem, chegando. Vai ser uma briga boa por posição – projetou o meia Everton Ribeiro após a goleada sobre o Barcelona de Ilhéus.
Time rodado
Kauê Furquim e Ruan Pablo foram utilizados em todos os jogos do ano com Rogério Ceni
Rafael Rodrigues / EC Bahia
Tudo isso conquistado com um “elenco rodado” e três times montados em quatro rodadas do Campeonato Baiano. Nas duas primeiras rodadas, Rogério Ceni escalou uma equipe majoritariamente de atletas das categorias de base do Esquadrão, com peças pontuais do elenco profissional.
Na terceira rodada, Rogério Ceni promoveu a volta do elenco profissional, mas somente dos jogadores reservas em 2025, além do récem-contratado Román Gómez, a exceção do goleiro Ronaldo.
Já contra o Barcelona de Ilhéus, na última rodada, foi a vez da força máxima estrear e atropelar o Barcelona de Ilhéus.
Escalações do Bahia em 2026:
Primeira rodada: João Paulo, Marcos Victor [Kanu], Fredi, Luiz Gustavo e Zé Guilherme [Iago Borduchi]; Rezende [Erick], Jota [Rodrigo Nestor] e Pedrinho [David Martins]; Kauê Furquim, Ruan Pablo e Dell.
Segunda rodada: João Paulo, Marcos Victor, Fredi, Luiz Gustavo e Zé Guilherme; Rezende [Erick], Jota [Pedrinho] e David Martins [Michel Araújo]; Kauê Furquim, Ruan Pablo [Lyan] e Dell [Caio Suassuna].
Terceira rodada: Ronaldo, Román, Gabriel Xavier, Kanu e Iago; Acevedo [David Martins], Erick, Rodrigo Nestor [Kauê Furquim] e Cauly [Pedrinho]; Michel Araújo [Dell] e Ruan Pablo [Kayky].
Quarta rodada: Ronaldo, Gilberto, David Durte, Santiago Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre [David Martins], Jean Lucas e Everton Ribeiro [Kike Olivera]; Ademir [Kauê Furquim], Erick Pulga [Ruan Pablo] e Willian José [Dell].
As escalações diferentes e a proximidade de estreia do Bahia no Campeonato Brasileiro, diante do Corinthians, nesta quarta-feira, também abrem a possibilidade de Rogério Ceni fazer uma série de mudanças para o Ba-Vi. Por isso, a expectativa é que a equipe titular seja formada por muitos dos atletas que forma poupados contra o Barcelona de Ilhéus.
– Ele [Rogério Ceni] não falou nada [sobre quem vai para o jogo]. Vamos nos preparar bem. Quem estiver melhor vai estar em campo para representar bem o Bahia – disse Everton Ribeiro após o jogo contra o Barcelona de Ilhéus.
Com a confiança em alta, o Bahia vai para o Ba-Vi em busca de mais um bom resultado para estender o bom momento e, de quebra, encerrar uma marca incômoda. O Tricolor não vence um clássico no Barradão desde março de 2021 e, portanto, há quase cinco anos, com três empates e quatro derrotas no período. geRead More


