Na Ucrânia, falta de aquecimento por causa de ataques da Rússia faz famílias buscarem abrigo; VÍDEO
Ucranianos usam vagões de trem desativados, aquecidos por gerador, como abrigo
A falta de energia e aquecimento em várias casas da Ucrânia, devido à intensificação dos ataques russos à infraestrutura do país, tem feito muitos ucranianos buscarem alternativas de abrigo para sobreviver ao inverno rigoroso.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Em Brovary, cidade a 20 quilômetros da capital, Kiev, vagões de trem desativados, aquecidos por geradores, tem funcionado como ponto de apoio para moradores.
A agência de notícias Reuters foi até o local e registrou como funciona o dia a dia por lá: crianças tendo aulas, uma mãe ajudando o filho com a lição de casa e idosos se aquecendo.
Ucranianos se abrigando em vagões de trem desativados, aquecidos com gerador, para fugir do inverno intenso
REUTERS/Valentyn Ogirenko
Mykhailo, de 62 anos, pai de um soldado ucraniano, contou que a temperatura de seu apartamento estava em 5 °C quando saiu de casa com a esposa, Lidia, que lamentou:
“Se alguém me dissesse que isso aconteceria na Ucrânia, eu jamais acreditaria. Ninguém quer essa guerra; queremos paz e bem-estar”.
‘Rússia tenta congelar ucranianos até a morte’, diz Zelensky
Zelensky diz ter fechado garantias de segurança com Estados Unidos
Nesta quinta-feira (22), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de tentar “congelar os ucranianos até a morte”.
Ele se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, às margens do Fórum Econômico Mundial, em Davos, para discutir o fim da guerra. O encontro durou cerca de uma hora, segundo a Casa Branca.
Trump falou rapidamente com jornalistas após o encontro com Zelensky e disse que a reunião foi “muito boa” e que “a guerra precisa acabar”, sem dar mais detalhes.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, e o presidente dos EUA, Donald Trump, apertam as mãos durante reunião à margem do 56º Fórum Econômico Mundial (WEF), em Davos
Serviço de Imprensa da Presidência da Ucrânia/Divulgação via REUTERS
Zelensky afirmou em um post na rede social X que ele e Trump discutiram o fornecimento de equipamentos de defesa aérea e o progresso nas negociações de paz, e que os documentos para encerrar a guerra com a Rússia estão quase prontos.
O presidente ucraniano disse que o que descreve as garantias de segurança dos EUA para a Ucrânia foi concluído, mas que as questões territoriais ainda não foram resolvidas. Também seguiu a linha de Trump e fez críticas aos aliados europeus.
“A Europa continua sendo um caleidoscópio fragmentado de pequenas e médias potências. O problema é a mentalidade. Só ações criam uma ordem real. A Europa pode e deve ser uma ordem global e precisa da independência da Ucrânia para amanhã poder se defender”.
LEIA TAMBÉM:
Trump lança oficialmente ‘Conselho da Paz’ em Davos com críticas à ONU: ‘Eu nunca nem falei com eles’
Otan e Dinamarca negam terem oferecido soberania da Groenlândia a Trump
Trump revela plano para reconstrução de Gaza: ‘Ótima locação para o mercado imobiliário’
Veja os vídeos que estão em alta no g1g1 > Mundo Read More


