Entenda como o Atlético-MG avalia as declarações de Sampaoli sobre Mineiro, reforços e Cassierra
Sampaoli mandou recados à diretoria na coletiva? ge Atlético-MG repercute
Algumas declarações do técnico Jorge Sampaoli movimentaram a entrevista coletiva realizada logo após o empate do Atlético-MG com o América-MG, na quarta-feira, pela quarta rodada do Mineiro. As respostas trouxeram, para o debate, o posicionamento do treinador a respeito do planejamento esportivo para o Mineiro, a condição física dos reforços e como Mateo Cassierra será utilizado.
+ ✅ Clique aqui e siga o canal da torcida do Galo no WhatsApp!
Mais notícias do Atlético
Atlético-MG x Cruzeiro: árbitro do Espírito Santo apita clássico na Arena MRV
Fúria de Sampaoli em jogo do Atlético-MG ganha manchetes pelo mundo: “Chamado de anão”
Tudo isso ocorre em meio a um início de ano conturbado em campo e nos bastidores. O time ainda não venceu na temporada e tem chances de ficar fora da fase final do Estadual. Fora dos gramados, os protestos iniciaram antes mesmo de a bola rolar, com cobranças da torcida na Cidade do Galo.
O ge ouviu o executivo de futebol do clube, Paulo Bracks, a respeito das declarações que repercutiram após a partida. Veja os tópicos destacados abaixo.
Jorge Sampaoli Atlético-MG
Fernando Moreno/ AGIF
Time titular no Mineiro x Brasileiro: planejamento esportivo
Na coletiva, Sampaoli foi indagado a respeito do planejamento esportivo envolvendo o Mineiro e o início de Brasileiro. Antes do jogo, o treinador disse que só utilizará o time titular no clássico com o Cruzeiro, no domingo. Com isso, deu a entender que utilizará escalação de uma equipe reserva – ou alternativa – na sequência do Estadual.
Na pergunta, também é questionado ao treinador se essa decisão é alinhada com a diretoria.
A resposta do treinador: “Eu não alinho nada com a diretoria (sobre escalações). Sei que estamos em um tempo de preparação, tempo de planificação esportiva. Não a discuto e nem a consulto. Preparo uma equipe que tem que jogar dentro de pouco tempo porque começa o brasileiro, e se nós como Atlético não temos dois times para enfrentar com a categoria dois torneios, é um problema nosso”.
A resposta de Paulo Bracks sobre a declaração: “Ele disse que não discute escalação. E não entramos nisso, de fato. É uma decisão técnica. Ele é o treinador”.
América-MG x Atlético-MG – Campeonato Mineiro
Gilson Lobo/AGIF
Condição dos reforços
Em uma resposta, Sampaoli citou que Alan Minda e Angelo Preciado ainda não se encontram nas melhores condições de jogo. A pergunta abordou se ele tem se preocupado com a demora na chegada de um primeiro volante.
A resposta do treinador: “Tudo me preocupa. Mas, na realidade, eu não controlo. Cada chegada tardia de jogadores gera uma modificação no planejamento geral. Hoje o Preciado não está no nível que deveria estar, Minda tão pouco. Deverão se colocar em condição com o passar do tempo. O que acontece é que o futebol não permite o passar do tempo”.
A resposta de Paulo Bracks sobre a possível demora na chegada de reforços e o impacto disso na condição física deles: “Ele não falou demora na chegada, até porque a janela fecha em março. E abriu dia 05 de janeiro. Ele disse que, a cada chegada, muda a planificação de treinos, a carga física, o equilíbrio, o ritmo. E isso é óbvio. Nenhum elenco do Brasil começou na apresentação de 2026 com os mesmos jogadores que estão trabalhando hoje. Todos os 20 clubes da A tiveram contratações e todas são no decorrer da janela. É o curso normal do mercado”.
Angelo Preciado; América-MG x Atlético-MG
Laura Rezende
Cassierra centroavante ou segundo atacante?
Um dos assuntos que geraram mais debate foi em relação ao atacante Cassierra, último reforço confirmado pelo Atlético-MG. O clube trouxe o colombiano para preencher a lacuna deixada por Deyverson no ano passado e ter um centroavante à disposição da comissão técnica.
Na coletiva, Sampaoli foi perguntado sobre a situação do atacante, se ele tem condições de enfrentar o Cruzeiro, no domingo. No entanto, revelou não ter falado com ele e que não sabia quando ele chegaria (ele havia desembarcado em BH pela manhã de quarta-feira com um pré-acordo já assinado). Na mesma resposta, o argentino disse enxergar o colombiano como um segundo atacante.
A resposta do treinador: “Eu não falei com o Cassierra, não sei quando ele vai chegar. Não tenho claro. E segundo, não sei como ele vai chegar. Para mim, ele é um segundo atacante, por características de jogo dele. Será questão que se acomode no time que está, que treine”.
Indagado a respeito da declaração de Sampaoli sobre o posicionamento do ex-Zenit, Bracks respondeu: “O que ele quis dizer, pelo que interpretei, é que entende que o Cassierra é um centroavante que tem mobilidade; que tem capacidade de jogar fora da área, se necessário. Um centroavante que não é só referência”.
Reforço do Atlético-MG, Cassierra desembarca em BH para assinar contrato
Rodrigo Fonseca
O Atlético tenta acabar com essa seca de vitórias no domingo. Na Arena MRV, o Alvinegro recebe o Cruzeiro, às 18h30 (de Brasília), pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. Em caso de tropeço, a equipe pode chegar à antepenúltima rodada, da primeira fase, com a possibilidade de ser eliminado.
Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv
🎧 Ouça o podcast ge Atlético 🎧 geRead More


