RÁDIO BPA

TV BPA

Análise: Guarani mantém entrega, vence no Paulistão e afasta desconfiança

Análise: Guarani mantém entrega, vence no Paulistão e afasta desconfiança

A tão esperada vitória, que não aparecia desde setembro, enfim reencontrou o Guarani. Em um jogo de emoções do início ao fim, o Bugre desencantou no Campeonato Paulista ao bater o Velo Clube e somar os primeiros três pontos na competição.
+ siga o canal ge Guarani no WhatsApp
O gol decisivo saiu dos pés de Guilherme Parede, personagem fundamental na construção do triunfo. Mas a vitória começou a ser desenhada do outro lado do campo. Quando o placar ainda marcava 1 a 0, Caíque França defendeu a cobrança de pênalti de Daniel Amorim e manteve o Guarani em vantagem.
Guilherme Parede marcou o gol da vitória do Guarani
Raphael Silvestre/Guarani FC
Mais do que o resultado, a atuação de entrega afastou parte da desconfiança que se arrastava desde a reta final da Série C do ano passado, quando o time perdeu fôlego e ficou sem o acesso. Eram seis jogos sem vencer até aqui, um peso que já começava a influenciar o ambiente e o desempenho dentro de campo.
VEJA TAMBÉM:
+ Analista deixa o Guarani após proposta do Ceará
Não foi, ainda, a melhor versão do Guarani sob o comando de Matheus Costa. Mas, assim como já havia acontecido contra o Santos, o time conseguiu se impor mais, competir melhor e demonstrar evolução em aspectos fundamentais do jogo. A vitória serve como validação de um processo que vinha sendo questionado muito mais pela ausência de resultados do que pela falta de ideia.
Velo Clube x Guarani, Paulistão
Rebeca Reis/Ag. Paulistão/Sua Foto no Jogo
A manutenção da escalação trouxe respostas mistas. Raphael Rodrigues, improvisado na lateral, segue com dificuldades na transição ofensiva. Maranhão, isolado, teve pouca participação, e Isaque não conseguiu assumir o protagonismo como articulador – o mesmo ocorreu com Diego Torres, que entrou no segundo tempo sem conseguir mudar o panorama.
Por outro lado, os lados do campo funcionaram. Mirandinha e Guilherme Parede foram as principais válvulas de escape, responsáveis por acelerar o jogo e gerar as melhores ações ofensivas.
Defensivamente, o Guarani foi consistente. A dupla de zaga e os dois volantes sustentaram bem o sistema sem a bola, permitindo que o time sobrevivesse aos momentos de pressão e administrasse a vantagem até o fim. A eficiência defensiva foi determinante para que a vitória se concretizasse.
Jogadores do Guarani comemoram gol contra o Velo
Raphael Silvestre/ Guarani FC
O Guarani ainda está em formação. Há ajustes claros a serem feitos e um repertório ofensivo que precisa crescer. Mas o duelo contra o Velo mostrou que existe uma ideia de jogo. E é a partir dela que Matheus Costa passa a trabalhar com mais tranquilidade.
+ CLIQUE AQUI e leia mais sobre o Guarani
Vencer era uma necessidade. Para o elenco, para o treinador e para o ambiente do clube. O alívio trazido pelo resultado permite que o Guarani olhe para a sequência com menos tensão. A próxima rodada, contra a Portuguesa, às vésperas do dérbi, será determinante para medir qual clima encontrará no Brinco de Ouro no clássico do dia 31. geRead More