RÁDIO BPA

TV BPA

Patriots e Broncos voltam a se enfrentar em primeira final após Brady e Manning

Patriots e Broncos voltam a se enfrentar em primeira final após Brady e Manning

GOAT DA NFL: Se Tom Brady nunca tivesse jogado na NFL, os Patriots teriam tanto sucesso?
New England Patriots e Denver Broncos disputam neste domingo (25) a final da Conferência Americana da NFL. Duas das franquias mais tradicionais da liga, as equipes voltam a decidir um título pela primeira vez desde o fim das eras de Tom Brady e Peyton Manning, ídolos históricos de cada equipe.
Rumo ao Super Bowl LX: veja programação das finais de conferência da NFL
Algoz campeão do Super Bowl provoca Patriots nos playoffs: ‘Sofrem contra reservas’
Dono dos Patriots ‘vaza’ novos planos da NFL; veja o que deve mudar
Patriots e Broncos são os maiores vencedores da AFC. New England soma 11 títulos em 15 finais disputadas, enquanto Denver conquistou oito títulos em dez decisões, número que o coloca empatado com o Pittsburgh Steelers. Apesar do histórico dominante, este será o primeiro duelo decisivo entre as equipes nesta década.
Tom Brady e Peyton Manning se enfrentaram em duas finais da AFC
Getty Images
Durante a era Tom Brady, os Patriots protagonizaram uma das maiores dinastias da história da NFL. Entre 2001 e 2018, a equipe disputou 13 finais de conferência, conquistou nove títulos da AFC e venceu cinco Super Bowls. Um dos principais obstáculos nesse período foi justamente o Denver Broncos.
Liderado por Peyton Manning entre 2012 e 2015, Denver enfrentou New England em duas finais de conferência e venceu ambas. Manning, um dos quarterbacks mais técnicos da história da liga, encerrou a carreira com dois títulos de Super Bowl, sendo um deles pelos Broncos. Enquanto os Patriots têm seis Super Bowl – maior campeão da liga -, os Broncos possuem três troféus.
Após as saídas de Brady e Manning, Patriots e Broncos viveram longos períodos de jejum nos playoffs. New England passou sete temporadas sem avançar além do wild card, enquanto Denver levou quase uma década para voltar a brigar no topo da conferência. O cenário mudou em 2025 com a ascensão de dois jovens quarterbacks: Drake Maye, pelos Patriots, e Bo Nix, nos Broncos.
Drake Maye foi decisivo na temporada
Getty Images
As equipes tiveram as duas melhores campanhas da temporada regular, ambas com 14 vitórias e três derrotas. Denver terminou na liderança da conferência, seguido por New England. Nos playoffs, os Patriots eliminaram Los Angeles Chargers e Houston Texans, enquanto os Broncos superaram o Buffalo Bills para chegar à decisão.
Na rodada divisional, Maye e Nix tiveram atuações decisivas, com três passes para touchdown cada. No entanto, o quarterback dos Broncos sofreu uma fratura no tornozelo nos minutos finais da partida e está fora do restante da temporada. Com isso, Jarrett Stidham, que tem apenas quatro jogos como titular na carreira, será o responsável por comandar o ataque de Denver na final.
No histórico, Patriots e Broncos já se enfrentaram cinco vezes nos playoffs, com vantagem de Denver, que venceu quatro confrontos. O domínio é ainda maior em jogos realizados no Colorado: os Broncos venceram todas as três partidas em que receberam os Patriots na pós-temporada, incluindo as duas finais de conferência anteriores.
Bo Nix se machucou em Broncos x Bills
Justin Casterline/Getty Images
O vencedor do duelo deste domingo garantirá vaga no Super Bowl LX, que acontecerá em 7 de fevereiro, no Levi’s Stadium, em Santa Clara, na Califórnia. O adversário virá da final da NFC entre Seattle Seahawks e Los Angeles Rams, marcada para 20h30 (horário de Brasília) deste domingo, com transmissão do sportv 2 e da ge tv. geRead More