Marcos Peruano estreia no ONE em busca de mais um sonho na Tailândia
Marcos Peruano fala sobre a oportunidade de lutar no ONE
Marcos Peruano “Zendaime” dá nesta sexta-feira o passo mais importante da carreira. Com apenas 21 anos, o lutador de Angra dos Reis-RJ estreia no ONE Fight Night 39, na Tailândia, contra o filipino Carlo “The Bull” Bumina-ang, pela categoria peso-galo.
Marcos Peruano, lutador de 21 anos, de Angra dos Reis – RJ
Reprodução/Instagram
Siga o canal de MMA, boxe e outras lutas do ge no WhatsApp
Veja a programação do canal Combate
Com cartel perfeito de 8-0, Marcos chega embalado não apenas pelos resultados no MMA, mas também pela experiência recente no muay thai. No ano passado, o brasileiro conquistou um título na Tailândia, vivência que considera decisiva para a evolução mental e espiritual antes do novo desafio fora do país.
– Lutar no ONE é a realização de um sonho. Tudo aconteceu muito rápido. Em um dia eu estava em São Paulo andando de ônibus e no outro estava viajando para Tailândia. Lá em casa foi uma festa quando recebi a proposta, porque é a realização de um propósito de Deus em nossas vidas. Eu e minha família vivemos sobre isso
O Combate transmite o ONE Fight Night 39 completo a partir de 23h (de Brasília). O sportv3 mostra as duas primeiras lutas, e o ge e o Youtube do Combate as quatro iniciais.
A confirmação de que ia lutar em um evento de nível mundial veio apenas em dezembro, mas a preparação começou bem antes. Desde outubro, Zendaime já vinha treinando forte, ciente de que uma oportunidade poderia surgir a qualquer momento.
– Fui à academia dos meus empresários e passei um mês inteiro treinando com pessoas de alto nível, como mestre Rogério Camões. Foi uma semana inteira apanhando. Eu fiquei todo dolorido e o primeiro mês deu febre, mas ele me evoluiu muito. – comentou ao combate
Marcos Peruano conta como foi a experiência na Tailândia
A vivência em Bangkok, onde foi campeão mundial no muay thai, também teve papel fundamental na construção da confiança do atleta. Zendaime precisou lidar, sem a presença de sua equipe, com a preparação, o peso e com as estratégias dos duelos que só saíam na hora de lutar.
– Fazer tudo sozinho me trouxe uma mentalidade diferente. Passei a pensar que eu consigo, que não preciso ter medo. O adversário é humano, como eu também sou.
Marcos Peruano campeão mundial muay thai
Reprodução/Redes Sociais
O jovem ainda demonstra maturidade ao falar da carreira e valoriza o aprendizado com atletas mais experientes.
– Eu luto o máximo que posso. Tenho muito a aprender e aperfeiçoar. Cada vez mais pego conselhos de quem tem o que ensinar para mim. E com essa pouca idade, gosto de ficar mais próximo a pessoas mais sábias do que eu. Eu era muito viciado em jogos, mas consegui sair da frente do computador e focar na luta, porque nós conseguimos tudo e hoje o mundo é de quem se dedica mais – disse.
Na semana da luta, o lutador tem dois rituais simples. Desde pequeno, Marcos faz questão de manter contato constante com a família durante a semana e de orar com a mãe antes de entrar no cage. Além desse, também gosta de comer pão antes do combate. Agora, diante de um adversário mais experiente e no maior palco da carreira até aqui, Marcos Peruano tenta manter a invencibilidade e dar mais um passo rumo à consolidação no cenário internacional do MMA.
ONE Fight Night 39
23 de janeiro de 2026, às 23h (de Brasília), em Bangkok (Tailândia)
CARD DO EVENTO:
Peso-galo: Rambolek Chor Ajalaboon x Abdulla Dayakaev (muay thai)
Peso-mosca: Kongthoranee Sor Sommai x Asadula Imangazaliev (muay thai)
Peso-meio-médio: Isi Fitikefu x Chase Mann (MMA)
Peso-átomo: Chihiro Sawada x Natalie Salcedo (MMA)
Peso-pena: Mohammad Siasarani x Pedro Dantas (kickboxing)
Peso-galo: Helena Crevar x Teshya Noelani Alo (submission grappling)
Peso-palha: Bokang Masunyane x Ryohei Kurosawa (MMA)
Peso-pena: Vladimir Kuzmin x Mohanad Battbootti (muay thai)
Peso-galo: Carlo Bumina-ang x Marcos Aurelio (MMA)
banner combate
Combate geRead More


