Ex-técnico de David Ricardo avalia saída do Botafogo para Rússia: “Evita risco de bater e voltar na Europa”
Em 2021, David Ricardo comentou sobre sua estreia no profissional, pelo Fluminense-PI
Antes de movimentar o mercado de transferências internacionais, David Ricardo era projetado no futebol no Fluminense-PI, em 2021. E o primeiro técnico a proporcionar uma oportunidade para o jogador foi Wallace Lemos. O treinador foi responsável por promover o atleta, que até então estava na categoria sub-20, para o grupo principal do Vaqueiro. E cinco anos depois, o comandante analisou a ida do defensor para o Dínamo Moscou, da Rússia.
Wallace Lemos avaliou a saída de David Ricardo para o Botafogo, e segundo ele, a ida para o futebol russo será uma ponte para um mercado mais badalado da Europa.
Dínamo Moscou anuncia David Ricardo, ex-Botafogo, com vídeo de “viajante perdido”; veja
Wallace Lemos, ex-técnico do Fluminense-PI, com David Ricardo ao fundo
Divulgação/Fluminense E.C.
– Eu acredito que essa ida dele para Rússia agora é uma transição para outro mercado, claro, dentro da minha leitura de mercado. Eles fizeram uma ponte para ele não ir direto para um outro patamar, evita o risco dele bater e voltar na Europa. Ele está indo para uma situação intermediária, para ele ganhar uma experiência fora, para aí sim ele buscar um mercado maior – declarou o técnico.
Técnico Wallace Lemos compara estilo de jogo de David Ricardo com o de Ricardo Gomes
Reprodução
Wallace Lemos ainda mencionou as características de jogo de David Ricardo e chegou a comparar o seu estilo de jogo com o do zagueiro Ricardo Gomes, atleta que acumulou passagens pelo Brasil nos anos 90. Além disso, o treinador avaliou as chances de David na seleção brasileira.
– O que me chamou atenção foi o fato dele jogar de cabeça erguida. Na hora que a bola entrava para ele, ele olhava para encontrar o passe. Outra coisa a tranquilidade que ele tinha para sair de condições adversas, ele não se apavorava, ele não era afoito, e isso para um atleta sub-20 é importante. Então, eu sabia que na hora que ele tivesse a oportunidade, não iria sair mais do time, e foi assim, ele entrou e não saiu mais – pontuou.
– Ele tem o perfil do Ricardo Gomes, zagueiro canhoto que jogava no Fluminense. Aquele jogador tranquilo dentro de campo, que sabe as suas ações, o zagueiro canhoto é diferente. Eu gosto muito, porque você consegue ganhar em cobertura, é mais técnico, dificilmente tem um zagueiro canhoto que é “brucutu”. Essa escassez (no futebol brasileiro) faz com que o canhoto seja um facilitador para o treinador – completou.
David Ricardo e Wallace Lemos em treino do Fluminense-PI em 2021
Divulgação/Fluminense E.C.
Lemos também relembrou o começo de David Ricardo. O técnico recordou que conheceu o atleta como lateral, ainda nas categorias de base do Fluminense-PI, e somente depois migrou para a zaga como sua aposta.
– Quando eu cheguei no Fluminense-PI (em 2021), eu sabia que eles trabalhavam muito com categorias de base e eu fiquei acompanhando os trabalhos do sub-20 para analisar os atletas que íamos usar no profissional. No primeiro treino, o pessoal (do clube) me falou que tinha um lateral, e aí falaram as características – disse Wallace.
– No primeiro treino, eu olhei e falei: “Esse menino como lateral vai ser um bom jogador, mas se ele trabalhar como zagueiro, ele vai jogar em time grande”. Depois conversei com o pessoal, e falei que se ele comprasse a ideia, ia ter resultados lá na frente – concluiu.
David Ricardo em ação pelo Fluminense-PI em 2021
Divulgação/Fluminense E.C.
David Ricardo foi promovido para o profissional do Fluminense-PI em 2021. O zagueiro começou a integrar a equipe principal durante a disputa do Campeonato Piauiense daquele ano. A sua estreia foi contra o 4 de Julho, ainda na primeira fase do torneio.
À época, o defensor assumiu a titularidade do Fluminense-PI aos 18 anos, ao lado de Matheus Cambuci, desbancando zagueiros outros zagueiros renomados do elenco: Maceió, ex-Sousa, e Jomar, ex-Vasco.
Com David na zaga, o Vaqueiro conquistou um inédito calendário nacional para a próxima temporada e chegou até a decisão do estadual. Porém, na final, a equipe foi derrotada pelo Altos. David terminou a competição com sete partidas.
Os gols de Altos 3 x 0 Fluminense-PI pelo 2º jogo da final do Campeonato Piauiense
Posteriormente, David voltou para o sub-20 e fez parte da histórica campanha na Copa do Nordeste da categoria, quando o clube foi vice-campeão do torneio, perdendo na final para o Vitória, em Salvador.
Em 2022, novamente na categoria profissional, David Ricardo conquistou o título do Campeonato Piauiense pelo Fluminense-PI. Depois disso, foi vendido ao Ceará, que faturou na negociação R$ 7,8 milhões.
O gol de Vitória 1 x 0 Fluminense-PI pela final da Copa do Nordeste sub-20 de 2021
David Ricardo no Dínamo
David Ricardo assinou contrato até junho de 2030 com o Dínamo Moscou. O Botafogo acertou a saída do jogador de 23 anos, e o clube russo venceu a concorrência do Torino e pagou 6,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 40 milhões) por 80% dos direitos econômicos do jogador. A equipe carioca mantém 20%.
David Ricardo é anunciado no Dinamo Moscou
Veja outros trechos da entrevista
Processo de maturação
– Começamos a treinar, às vezes ele não era nem relacionado para os jogos, mas fazia parte do processo de transição. Até que um dia ele falou para o pessoal: “O professor falou que ia me dar oportunidade e estou de fora do treino”. Eles falaram para ele ter calma que as coisas iriam acontecer. E todo o treino eu falava que ele estava evoluindo, na hora que aparecer a oportunidade, ele vai entrar e vai ficar.
Primeira oportunidade
– Aconteceu que no jogo contra o Picos, ele estava no banco, e eu ia transformar o time com um suposto terceiro zagueiro. Aí eu tirei o lateral e coloquei o David como zagueiro pelo lado esquerdo. Ele foi bem e não saiu mais do time. Era um jogador que tinha saída de bola pelos lados, tempo de bola muito bom ofensivo e defensivo, apesar dele não ser tão alto. Ele foi ganhando confiança e performando bem. Ele acreditou no processo.
Cuidado mental
– Durante esse processo, ele perdeu a mãe, e à época (no Fluminense-PI), eles gostavam muito da base, e isso ajudou. Eu dei a oportunidade para ele, acreditei, e era o momento de bancar o atleta. Você não pode deixar a cabeça do atleta entrar em uma zona de conforto, o atleta tem que querer jogar. Ele entrou e não oscilou.
Potencial nível seleção
– Ele tem muito potencial, ele não sente jogo. Com uma pessoa ou cem mil pessoas, ele joga do mesmo jeito. Ele não se assusta, ele não faz força para jogar futebol, ele não muda, é tudo muito natural. Eu acredito que ele tem nível para jogar na seleção brasileira. geRead More


