Arrascaeta, Ayrton, Jorginho e mais: entenda as ausências na estreia do time principal do Flamengo
O Flamengo contou com o retorno da maioria dos principais jogadores no clássico contra o Vasco e vai ter o time profissional em ação nos jogos a partir de agora. No entanto, algumas ausências chamaram a atenção, especialmente as de Arrascaeta e Jorginho. O ge explica caso a caso os atletas que não estiveram à disposição na estreia do grupo de Filipe Luís, que venceu por 1 a 0.
+ Saiba como Flamengo planeja ter De la Cruz disponível em mais jogos em 2026
Qual o planejamento contra o Fluminense? Entenda como o Flamengo vai para o clássico
O goleiro Andrew não foi inscrito a tempo. A documentação do jogador demorou a chegar e só foi recebida pelo Flamengo na terça-feira, véspera da partida e feriado no Rio de Janeiro. Ainda que tenha sido registrado no BID e no Bira na mesma data, não era dia útil e, portanto, ele foi ao Maracanã apenas para assistir aos novos companheiros. Está disponível contra o Fluminense.
+ Royal celebra parceria com Vitão e cita recomeço no Flamengo: “Me dediquei muito nas férias”
O zagueiro Danilo atuou na reta final de 2025 com um problema sofrida contra o Palmeiras, em outubro. Por isso, precisou jogar mesmo com dores e no sacrifício. Ele teve uma distensão no ligamento cruzado posterior do joelho esquerdo. O quadro não é cirúrgico, mas o jogador aproveitou o período de férias para fazer o repouso necessário para a recuperação e precisaria de mais alguns dias após a reapresentação. Ele já faz algumas atividades no campo separado do restante do grupo e é aguardado na Supercopa do Brasil.
O lateral-esquerdo Ayrton Lucas segue um cronograma especial de treinamentos nesse início de temporada. O jogador ainda não tem treinado no campo com os companheiros. Por isso, Filipe Luís optou por improvisar Daniel Salles na esquerda e usar Alex Sandro no segundo tempo. O veterano ainda não está em condições de atuar os 90 minutos. Após exames na reapresentação, o departamento médico avaliou que alguns jogadores estavam no limite físico e todos têm sido submetidos a um acompanhamento individualizado.
Ayrton Lucas não foi relacionado contra o Vasco
Adriano Fontes/CRF
O volante Allan se apresentou bem fisicamente e tem treinado com o grupo. Ele não foi relacionado por opção do técnico Filipe Luís. O jogador está na lista de negociáveis e despertou o interesse do São Paulo, mas o Flamengo não quer liberá-lo sem uma compensação.
O meia De la Cruz segue cronograma de controle de carga e tem cuidados redobrados do departamento médico do Flamengo. Ele fez um procedimento no joelho nas férias para tentar minimizar os problemas físicos que marcaram a última temporada. A ideia do clube é usá-lo em jogos mais importantes.
O volante Saúl passou por uma cirurgia no calcanhar esquerdo no dia 9 de janeiro. Ele segue na Espanha neste início da recuperação, e o prazo para retorno é de dois a três meses, a depender da evolução do jogador.
Já o meia Arrascaeta também segue o planejamento traçado inicialmente para ele e ainda não estava em condições de jogo no clássico com o Vasco. O jogador passou por um importante controle de carga em 2025 que o permitiu ter longevidade e ser o principal nome do Flamengo na temporada.
+ Contratações do Flamengo para 2026: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
Arrascaeta segue planejamento especial na pré-temporada do Flamengo
Divulgação/ Conmebol
Por fim, o volante Jorginho passou por extração de um dente siso nos últimos dias e não ficou disponível para a partida no Maracanã.
O Flamengo volta a entrar em campo no próximo domingo, às 18h, contra o Fluminense, também no Maracanã. A partida é válida pela quarta rodada do Campeonato Carioca. O planejamento é ir novamente com o time principal para o jogo.
+ Leia mais notícias do Flamengo
🎧 Ouça o podcast ge Flamengo 🎧
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv geRead More


