Ex-atleta olímpico é preso após integrar por anos lista dos 10 mais procurados do FBI
Na noite da última quinta-feira (22), autoridades federais prenderam, na Cidade do México, Ryan Wedding, ex-snowboarder olímpico canadense, que figurava na lista dos 10 mais procurados do FBI, encerrando uma caçada internacional que durou vários anos. Aos 44 anos, ele é acusado de comandar uma operação transnacional de tráfico de drogas.
Wedding responde por acusações de liderar uma organização criminosa e de ordenar múltiplos assassinatos, entre eles o homicídio de uma testemunha federal, morta a tiros em janeiro do ano passado. Wedding teria usado um site canadense para oferecer uma recompensa “pela cabeça” da vítima, na crença errônea de que a morte dela resultaria em sua absolvição e de sua rede internacional de tráfico de drogas. A testemunha foi morta a tiros em um restaurante dias antes de depor.
Ex-atleta olímpico na lista de 10 mais procurados do FBI
Reprodução
A prisão foi confirmada pelo diretor do FBI, Kash Patel, nesta sexta-feira (23). Segundo a agência, Wedding estava sendo transportado para os Estados Unidos, onde deverá responder formalmente às acusações.
Durante coletiva de imprensa realizada em Ontário, na Califórnia, o diretor do FBI, Kash Patel, destacou a cooperação entre agências de segurança de diferentes países que resultou na prisão de Ryan Wedding. Patel classificou o ex-atleta como “um dos criminosos mais procurados do mundo” e informou que a investigação foi batizada de “Operação Giant Slalom”, em referência ao passado olímpico do acusado.
+ Globo terá cobertura multiplataforma nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026
+ Brasileiro vai às Olimpíadas após deixar seleção canadense e sobreviver a acidente no bobsled
Segundo o chefe de polícia de Los Angeles, Jim McDonnell, Wedding é acusado de supervisionar uma ampla operação de tráfico de drogas que utilizava a cidade como principal centro de distribuição. No curso das investigações, as autoridades apreenderam mais de 2.300 quilos de cocaína, 44 quilos de metanfetamina, 44 quilos de fentanil, além de oito armas de fogo e mais de US$ 55 milhões em bens ilícitos.
Ryan Wedding em foto de 2024 divulgada pelo FBI
Divulgação/FBI
“Juntos, interrompemos um grande oleoduto de narcóticos que afeta Los Angeles, os Estados Unidos e o Canadá”, afirmou McDonnell. A coletiva contou com a presença de representantes de agências de segurança dos Estados Unidos e do Canadá. As autoridades também ressaltaram a cooperação de parceiros no México, Colômbia e República Dominicana ao longo da operação.
Ryan Wedding competiu pelo Canadá nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002, em Salt Lake City. geRead More


