RÁDIO BPA

TV BPA

Brasileiro Will Santana surfa onda gigante durante passagem da tempestade Ingrid pela Europa

Brasileiro Will Santana surfa onda gigante durante passagem da tempestade Ingrid pela Europa

Ondas acima de 25 metros, ventos fortes e mar agitado. Foi nesse cenário extremo que o brasileiro Will Santana encarou as águas de Nazaré, em Portugal, e surfou uma das ondas geradas pela passagem da tempestade Ingrid pela costa europeia. O fenômeno registrado neste sábado, associado a um ciclone, elevou significativamente riscos de surfar na região.
– As condições estavam muito desafiadoras, com muito vento e o mar bastante desorganizado. São situações que exigem respeito absoluto pela natureza – afirmou o surfista, que é especialista em ondas gigantes.
A tempestade Ingrid provocou transtornos principalmente na Itália, onde o avanço do mar atingiu áreas costeiras, estradas e residências. Já em Portugal, o impacto foi sentido com força em Nazaré, um dos principais palcos do surfe de ondas grandes no mundo. No local, além das ondas gigantes, os atletas enfrentaram correntes intensas, rajadas de vento e um mar instável.
– Não é sobre desafiar a natureza, mas saber conviver com ela e entender o risco – completou Will.
Mesmo diante do cenário adverso, o brasileiro entrou na água e conseguiu surfar uma das ondas formadas pela tempestade. A atuação evidenciou o alto nível de preparo técnico e mental exigido para enfrentar esse tipo de condição extrema.
Especialista em ondas gigantes, Will Santana percorre diferentes pontos do planeta em busca dos maiores swells. Com experiência em Nazaré, ele integra o grupo de atletas que encaram algumas das situações mais extremas do surfe mundial, sempre aliado a uma preparação rigorosa e planejamento minucioso.
+ Surfista brasileira que sobreviveu a ataque de tubarão no Havaí morre aos 62 anos
+ Concorrente de Agente Secreto ao Oscar, diretor teve carreira como jogador de basquete
Relembre resgate dramático em 2025
Resgate dramático de Will Santana paralisa competição em Nazaré
Em fevereiro de 2025, Will e Daniel Rangel foram “engolidos” por uma onda gigante, abandonaram o jet-ski e foram resgatados no meio do turbilhão de espuma branca. Os dois saíram ilesos do acidente, mas o susto foi grande.
Tudo começou quando Will Santana decidiu surfar uma onda enorme próxima ao canhão de Nazaré, uma das maiores do desafio. Em cima da prancha, o surfista não conseguiu ganhar na velocidade contra a onda e tomou uma rasteira. Daniel Rangel, que acompanhava o sergipano de jet-ski, se colocou prontamente na zona de perigo para encontrar o companheiro de equipe e tirá-lo dali o mais rapidamente possível.
Em 2025, Will Santana surfou uma onda gigante em Nazaré
Kaique Silva/Divulgação
– Foi muito assustador. Voltei para casa e fiquei passando muito “perrengue” para conseguir dormir, com dor de cabeça, dores no corpo inteiro – disse Will, em entrevista ao Esporte Espetacular em 2025. geRead More