RÁDIO BPA

TV BPA

Finais de conferência da NFL têm freguesia indigesta e clássico acirrado

Finais de conferência da NFL têm freguesia indigesta e clássico acirrado

Quatro equipes disputam vaga no Super Bowl, a final da NFL
O penúltimo domingo da temporada 2025/26 da NFL promete ser carregado de emoção com os dois títulos de conferência em disputa. Além, claro, de valer vaga no almejado Super Bowl LX, que define no próximo dia 8 o novo campeão da maior liga de futebol americano do mundo.
Denver Broncos e New England Patriots abrem os trabalhos na final da Conferência Americana (AFC), a partir das 17h (de Brasília), no Empower Field at Mile High. Depois, às 20h, Los Angeles Rams e Seattle Seahawks medem forças pela taça da Nacional (NFC), com transmissão do sportv2 e da getv.
Algoz incômodo na AFC
De um lado, Broncos e Patriots se encaram em uma rivalidade histórica que pende totalmente para uma das pontas. Apesar dos seis títulos de Super Bowl conquistados durante a dinastia com Tom Brady, o time de New England é freguês dos adversários nos playoffs.
Broncos de Peyton Manning venceram os Patriots de Tom Brady na final da AFC de 2015
Getty Images
Até então, a equipe de Denver venceu quatro dos cinco duelos travados entre eles em pós-temporadas na história. Além disso, está invicta em sua casa (4-0), palco do jogo de hoje, e é neste século uma grande pedra no sapato do antigo bicho-papão da liga.
Os Patriots venceram nove das 11 finais de conferência disputadas contra outros adversários desde 2000. No entanto, saíram derrotados nos dois confrontos contra os Broncos, nas decisões da AFC de 2013 e de 2015.
Jarrett Stidham, quarterback reserva dos Broncos, será o titular após a lesão de Bo Nix
Reprodução/Instagram/@jarrettstidham
O jogo deste domingo não será um encontro dos sucessores de Tom Brady e Peyton Manning por que Bo Nix, quarterback titular dos Broncos, sofreu uma lesão que o tirou da disputa. Com isso, o reserva Jarrett Stidham, ex-Patriots, fará sua estreia em playoffs e será o responsável por liderar a equipe de Denver contra Drake Maye e companhia.
Embate de titãs na NFC
Já na outra final, Los Angeles Rams e Seattle Seahawks promovem o encontro do ataque mais letal contra a defesa menos vazada da temporada regular. Isso somado ao fato de ser um clássico divisional para apimentar o clima da partida.
Matthew Stafford, Los Angeles Rams, NFL
Kevin C. Cox/Getty Images
Sob a regência do quarterback Matthew Stafford, os Rams lideraram a NFL, com folga, em pontos marcados (518), jardas totais (6.709) e touchdowns passados (46). A equipe anotou menos de 20 pontos em somente duas das 19 partidas disputadas nesta temporada, incluindo playoffs, e passou a marca dos 30 em dez, mais da metade. O veterano, inclusive, é o que teve mais jardas passadas e surge como principal candidato ao prêmio de MVP (jogador mais valioso, em inglês).
Os Seahawks, por sua vez, avançaram à pós-temporada com a melhor campanha da conferência, embalados pela defesa mais segura. O time registrou média de apenas 17,2 pontos cedidos por partida, índice mais baixo em toda a liga. Nos playoffs, a liderança na NFC rendeu uma rodada de descanso, e a franquia de Seattle despachou os 49ers com autoridade no Divisional Round, marcando 41 pontos e segurando os rivais a apenas 6 sofridos, sem levar touchdown.
Jogadores dos Seahawks comemoram durante vitória sobre os 49ers, pelo Divisional Round da NFL
Steven Bisig/Imagn Images/Reuters
Se em campo as equipes se destacam pelos lados opostos da bola, elas chegam à decisão com um grande equilíbrio histórico. Dos 55 confrontos já disputados, os Seahawks levam ligeira vantagem, com 29 vitórias contra 26 dos Rams. No entanto, o time de LA venceu os dois duelos em pós-temporada, nos Wild Cards de 2004 e 2020.
Na última vez em que o líder de jardas aéreas e a defesa menos vazada se enfrentaram nos playoffs, prevaleceu o time que tinha o paredão defensivo. Foi no Super Bowl XLVIII, há 12 anos, no qual os Seahawks anularam os Broncos de Peyton Manning e atropelaram por 43 a 8. O levantamento é do pesquisador da NFL Dante Koplowitz-Fleming e traz mais um elemento de efervescência para a partida decisiva.
Super Bowl LX
Vince Lombardi, troféu de campeão do Super Bowl, da NFL
Bob Kupbens/Icon Sportswire via Getty Images
A 60ª edição do Super Bowl será disputada no dia 8 de março, no Levi’s Stadium, casa dos 49ers, em Santa Clara, Califórnia. A grande decisão será transmitida pelo sportv e na getv, gratuitamente no YouTube.
Inspirado na NFL, flag football ganha adeptos no Brasil
As finais de conferência reúnem 12 títulos do Super Bowl: seis dos Patriots, três dos Broncos, dois dos Rams, e um dos Seahawks.
O campeão mais recente é a franquia de Los Angeles, que faturou a taça na temporada de 2021. Já o jejum mais longo entre os quatro times restante é de Denver, que conquistou a NFL pela última vez há exata uma década. geRead More