RÁDIO BPA

TV BPA

Grêmio entra no Brasileirão com defesa sob análise; veja o que pode mudar após o Gre-Nal

Grêmio entra no Brasileirão com defesa sob análise; veja o que pode mudar após o Gre-Nal

Bancada critica apagão do sistema defensivo do Grêmio no Gre-Nal
O time do Grêmio, que parecia tomar forma no início da temporada, foi abalado pela derrota do Gre-Nal 449. Os quatro gols sofridos — três deles em nove minutos, no segundo tempo — ligaram o alerta sobre o sistema defensivo. Entre laterais, zagueiros e volantes, são quatro vagas com algum tipo de dúvida.
+ Alô, torcida tricolor! O ge Grêmio está no WhatsApp!
Dos quatro nomes da primeira linha defensiva, o lateral-esquerdo Marlon é o único que sai ileso do clássico. Do lado direito, Marcos Rocha sofreu na marcação de Carbonero. Noriega não teve velocidade para as coberturas. Wagner Leonardo perdeu o duelo com o centroavante Borré, que marcou dois gols, também em lances rápidos.
Veja mais
+ Gre-Nal e prazo pressionam direção por reforços
+ Análise: os motivos da derrota do Grêmio para o Inter
Inter vira o jogo em 9 minutos e garante vitória no Gre-Nal 449
À frente da defesa, Tiaguinho foi substituído no intervalo, por opção técnica. O jovem de 17 fez a estreia em Gre-Nal pelo time principal justamente em um teste mais forte para a dupla com Arthur. Ele deu lugar a Dodi, que passa a ser um postulante à companhia de Arthur na equipe titular.
E não é apenas Dodi que se coloca como alternativa imediata. Gustavo Martins pode reassumir a vaga de Noriega — o zagueiro ainda treina com proteção nos dentes quebrados contra o São Luiz. Esse foi um dos fatores para ficar fora do clássico.
Gustavo Martins, que treinou nesta segunda-feira, é postulante à vaga de Noriega na defesa do Grêmio
Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação
Na lateral direita, João Pedro é a sombra de Marcos Rocha. Contudo, o reserva vive em janeiro a retomada da carreira após se afastar em setembro por conta de trombose no ombro direito.
Está recuperado, mas luta contra a falta de ritmo de jogo. Além disso, a troca de peças na posição não é tão simples em função da liderança de vestiário de Marcos Rocha, capitão da equipe.
Wagner Leonardo é quem ainda não tem substituto imediato, ao menos em nível de titularidade. Kannemann se recupera de lesão na coxa esquerda. Balbuena precisou lidar com um edema na coxa direita nas últimas semanas e atrasou o retorno aos treinamentos — não atua desde agosto, quando fraturou o tornozelo direito.
Rodrigo Ely tem participado das atividades, mas sofre com a falta de ritmo: não joga desde abril de 2025 porque rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Viery é a opção do momento para quando Wagner Leonardo precisar ser preservado.
Rodrigo Ely no treinamento do Grêmio nesta segunda-feira
Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação
Sem culpados, foco no mental
Externamente, Luís Castro evitou pessoalizar ou setorizar os problemas enfrentados pelo Grêmio. Para o técnico, os ajustes devem ser feitos na equipe como um todo.
– Toda a equipe, onde eu estou incluído, é responsável pelo que aconteceu. Não foi o Marcos (Rocha), ou o Weverton, ou o Tiago, ou o (Carlos) Vinícius. Foi a equipe que claudicou totalmente ao longo desse tempo em que sofreu os gols e em outros momentos em que não esteve bem. Não foi este ou aquele jogador. Não consigo apontar o dedo a um jogador — afirmou o português.
Mais do que mexer em peças, o foco do treinador para o próximo compromisso está em revirar o anímico do grupo. O Grêmio já voltou aos treinamentos na tarde desta segunda-feira. Pavon voltou a treinar e pode ser novidade para o banco de reservas.
– As lições que se levam é que mentalmente temos de ser muito estáveis. Vai ter um impacto muito negativo em nós (a derrota no Gre-Nal), claro que tem. Mas amanhã temos que nos levantar. E temos que seguir o caminho, na quarta-feira já temos o jogo contra o Fluminense e temos que nos apresentar bem — avaliou Luís Castro.
– Muita gente fala em resiliência. A resiliência não é quando está bem. A resiliência é levar um impacto negativo e a voltar a crescer. O quadro é difícil porque não temos muito tempo. Como é que vamos fazer? Vamos trabalhar. Acho que só há uma forma de segui: é com trabalho — acrescentou.
O Grêmio volta a campo nesta quarta-feira, às 19h30min, contra o Fluminense, no Maracanã. O jogo é válido pela primeira rodada do Brasileirão. Na manhã desta terça-feira, o elenco realiza o último treinamento antes de embarcar para o Rio de Janeiro às 14h30min.
🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV geRead More