RÁDIO BPA

TV BPA

Coritiba x Bragantino: CBF divulga áudios do VAR nas polêmicas; ouça

Coritiba x Bragantino: CBF divulga áudios do VAR nas polêmicas; ouça

CBF divulga áudio do VAR em lance de expulsão de Josué
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quinta-feira, o áudio do VAR dos lances polêmicos na partida entre Coritiba e Bragantino, no Couto Pereira, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
+ VEJA AQUI a tabela do Paranaense 2026
+ Guia do Paranaense 2026: tudo sobre o campeonato
O Coxa contesta as decisões do árbitro Paulo Cesar Zanovelli nas jogadas que ele apresenta cartões vermelhos para o meia Josué e para o zagueiro Pedro Henrique, do Massa Bruta.
Aos 29 minutos do primeiro tempo, Pedro Morisco erra na saída de bola, e Josué impede o domínio de Lucas Barbosa com um carrinho por trás. No campo, o árbitro advertiu o camisa 10 com o cartão amarelo, mas foi chamado ao VAR e decidiu expulsar o meia português, deixando o Coritiba com um a menos ainda no primeiro tempo.
No diálogo com o árbitro de vídeo, Diego Pombo Lopes, o árbitro Paulo Cesar Zanovelli explica que vai mudar a decisão após rever o lance no monitor.
— Agora fica claro, para mim, que ele teria uma grande possibilidade de domínio e configuro o DOGSO* porque o Maicon está muito atrás. Quando eu vi o jogador caindo, eu interpretei que a bola iria lateralmente, mas, não, ele tem uma grande chance de domínio. O zagueiro está atrás, então configura para mim o DOGSO em razão dos quatro “D’s” (direção, domínio, defensores e distância da meta). Eu vou expulsar o número 10 por DOGSO — explicou Zanovelli.
*DOGSO no futebol significa Denial of an Obvious Goal-Scoring Opportunity (Negação de uma Oportunidade Clara e Óbvia de Gol). É uma infração que ocorre quando um jogador impede uma chance clara de gol do adversário através de falta, resultando geralmente em cartão vermelho direto (fora da área) ou amarelo (dentro da área com tentativa de jogar a bola).
Coritiba 0 x 1 Bragantino | Melhores Momentos | 1ª rodada | Brasileirão 2026
O outro lance que gerou contestação do Coritiba ocorreu no início do segundo tempo. O zagueiro Pedro Henrique atinge com a mão o rosto do atacante Pedro Rocha. Zanovelli expulsa o defensor o Bragantino, mas é chamado pelo VAR, que indica a revisão.
— O jogador está em um movimento de giro, e a mão que atinge o rosto dele é uma mão aberta e que não tem o movimento adicional daquela outra imagem — pontuou Pombo Lopes.
Após assistir ao lance na beira do gramado, Zanovelli fica convencido de que não houve intensidade e força na disputa entre os jogadores e, assim, tira o vermelho e aplica o amarelo, mantendo o Bragantino com 11 atletas no jogo.
— Não tem força para um (cartão) vermelho. Então, ou seja, eu vou voltar tirar o cartão vermelho e dar um amarelo, mas me dá uma (câmera) aberta que eu ainda não estou confortável nesse movimento dissociado. Ele (Pedro Henrique) está tentando virar e nem vê o jogador (Pedro Rocha) chegar — falou Zanovelli.
O Coritiba conseguiu suportar a pressão do Bragantino até os acréscimos, mas em uma falha defensiva, Juninho Capixaba aproveitou e, de cabeça, marcou o gol da vitória do time paulista na abertura da Série A.
Paulo Cesar Zanovelli na partida Coritiba x Bragantino
Luis Garcia/AGIF
Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr geRead More