RÁDIO BPA

TV BPA

Análise do Juventude: com defesa azeitada, próxima missão de Barbieri é ajustar o ataque

Análise do Juventude: com defesa azeitada, próxima missão de Barbieri é ajustar o ataque

Grêmio 1 x 1 Juventude | Melhores momentos | 6ª Rodada | Campeonato Gaúcho 2026
No segundo grande enfrentamento da temporada, o Juventude mais uma vez se mostrou superior ao adversário. A equipe de Barbieri produziu o suficiente para ter saído da Arena com a vitória contra o Grêmio, mas ficou no 1 a 1.
+ Mais notícias sobre o Juventude
Há quem suavize dizendo que o clube enfrentou um Grêmio alternativo. Mas a equipe teve melhor desempenho justamente na segunda etapa, quando o Tricolor colocou quatro das principais peças: Carlos Vinicius, Amuzu, Monsalve e Arthur (expulso aos 5 minutos).
Cada lado perdeu um jogador expulso, e o Juventude soube lidar melhor com a ausência do zagueiro Gabriel Pinheiro. Pois, mesmo com o esquema 3-5-2 desmanchado, manteve a organização defensiva e mostrou que o setor está azeitado.
Cometeu uma única falha, a do gol. Mas é preciso dar os devidos méritos a Monsalve, que acertou belo chute da meia-lua da grande área e driblou a marcação antes.
Leia também:
+ Barbieri exalta campanha e atuação: “Fomos melhores que o Grêmio”
+ Em fase artilheiro, zagueiro vive melhor momento pelo Juventude
Jogadores do Juventude comemoram gol com Juan Christian
Fernando Alves/ EC Juventude
A missão, agora, é ajustar o ataque. Juan Christian foi decisivo outra vez e pede oportunidade entre os titulares, até como teste, para entender como pode render atuando por mais de 45 minutos.
Taliari teve nova atuação apagada e Barbieri admitiu buscar um melhor entendimento com Alisson Safira. A dupla foi titular do ataque alviverde nas seis partidas até aqui, com um gol marcado cada um.
O ponto é que ambos atuam preferencialmente pela beirada e não têm a característica do camisa 9 – o Ju nem dispõe de atleta dessa posição –, tornando a equipe dependente de chutes de média distância e jogadas individuais. Muitos são os cruzamentos que não encontram um finalizador.
Cabeceio para fora de Mandaca contra o Grêmio
O Juventude se mantém invicto no Gauchão jogando dessa forma, mas é preciso calibrar o setor de ataque para ter variedade de criação e chegada na área. É necessário tornar a equipe menos previsível e evitar, a curto prazo, ser anulada com facilidade pelos adversários.
Barbieri tem a semana livre para treinos até a decisão, em jogo único, contra o São José, pelas quartas de final do Gauchão, no Alfredo Jaconi. Ataque e defesa precisam funcionar mais do que nunca.
Rodrigo Sam e André Henrique em Grêmio x Juventude
Fernando Alves/Juventude geRead More