RÁDIO BPA

TV BPA

Goleada sofrida para o Campinense provoca saídas de Bernardo Franco e Rodrigo Pastana no Botafogo-PB

Goleada sofrida para o Campinense provoca saídas de Bernardo Franco e Rodrigo Pastana no Botafogo-PB

A goleada por 4 a 1 sofrida para o Campinense, no Clássico Emoção do último sábado (31), desencadeou mudanças significativas no Botafogo-PB. Neste domingo (1º), a SAF botafoguense decidiu pelo desligamento do técnico Bernardo Franco e também do executivo de futebol Rodrigo Pastana, após reunião da cúpula alvinegra que contou com a presença do investidor Fillipe Félix.
+ CLIQUE AQUI para receber as notícias do Belo pelo WhatsApp
Bernardo Franco e Pastana deixam o Botafogo-PB
João Neto/Botafogo-PB
A avaliação interna foi de que o resultado negativo, além do desempenho apresentado, exigia uma reformulação imediata no comando do futebol. Bernardo Franco, que havia assumido o Belo no início da temporada, não resistiu à derrota pela 5ª rodada do Campeonato Paraibano Pixbet 2026, enquanto Pastana deixa o clube pouco mais de quatro meses após ser anunciado como responsável pelo departamento de futebol.
Esta foi a primeira experiência de Bernardo Franco no futebol nordestino. Antes do Botafogo-PB, o treinador havia comandado Cuiabá e Brusque. Após o revés diante do Campinense, o técnico destacou que o placar elástico teve origem mais no aspecto emocional do que em falhas táticas, mas o entendimento da diretoria foi de que o ciclo estava encerrado.
Tomamos gols com dois minutos, depois aos 12. A derrota passa pelo emocional da equipe, após ter sofrido esses gols. Não acredito que foi uma questão tática
No comando do Belo, Bernardo Franco encerra a passagem com duas vitórias, dois empates e uma derrota, que foi justamente a goleada no clássico, totalizando um aproveitamento de 53%.
+ Confira a tabela do Paraibano 2026
Éverton Heleno comemora gol em goleada do Campinense sobre o Botafogo-PB
Estefinho Francelino/Campinense
Veja o aproveitamento de Bernardo Franco no Botafogo-PB:
5 jogos
2 vitórias
2 empates
1 derrota
53% de aproveitamento
Perfil diferente do prometido
A chegada do treinador, ainda no fim da última temporada, gerou surpresa entre os torcedores alvinegros. Isso porque Fillipe Félix havia sinalizado a intenção de apostar em um nome mais experiente, com histórico de acesso à Série B. Apesar disso, a SAF optou por um comandante jovem, alinhado à ideia de crescimento conjunto dentro do projeto esportivo do clube.
+ Paraibano 2026 no Jornal da Paraíba: saiba como assinar o plano para assistir ao estadual
Já Rodrigo Pastana havia sido anunciado oficialmente em 28 de setembro de 2025 como o primeiro nome confirmado no futebol do Botafogo-PB para a temporada 2026. Com passagens por clubes como ABC, Ceará, Paraná, Coritiba, Cruzeiro e Vitória, o executivo vinha de um trabalho recente no Guarani, onde foi desligado em abril após um início ruim na Série C do Campeonato Brasileiro.
+ Siga o canal do ge Paraíba no WhatsApp!
Mesmo com as saídas, o Botafogo-PB segue momentaneamente no G-4 do Campeonato Paraibano, mas pode ser ultrapassado com a conclusão da 5ª rodada, que será encerrada neste domingo.
Fillipe Félix, investidor da SAF do Botafogo-PB, afirmou que time apostaria em um técnico com histórico de acesso para a Série B
João Neto/Botafogo-PB
O próximo compromisso do Belo está marcado para quinta-feira (5), contra o Nacional de Patos, no estádio José Cavalcanti, em Patos, pela 6ª rodada do estadual. Até lá, a expectativa é de que a SAF anuncie um novo treinador e avance na reestruturação do departamento de futebol para a sequência da temporada.
Leia mais notícias do esporte paraibano no ge.globo.com/pb geRead More