RÁDIO BPA

TV BPA

Como Cauly perdeu espaço após ano mágico e passou a ter futuro indefinido no Bahia

Como Cauly perdeu espaço após ano mágico e passou a ter futuro indefinido no Bahia

Segue o BAba debate Cauly no Bahia: “Não há mais clima”
As ruas jamais vão esquecer a versão “prime” de Cauly em sua primeira temporada pelo Bahia. Em 2023, ano de estreia no futebol brasileiro, o meia emplacou uma série de atuações decisivas para ajudar o Tricolor a se salvar do rebaixamento do Campeonato Brasileiro e entrar nas graças do torcedor.
Dois anos depois, entretanto, o meia mudou o status dentro de campo e precisou lidar até com vaias. Cauly perdeu não só o protagonismo e a titularidade do Bahia, como passou a ter futuro indefinido no Tricolor.
Siga o ge Bahia nos Canais do WhatsApp
Veja quem chega e quem sai do Tricolor em 2026
Cauly em treino no Bahia
Letícia Martins / Divulgação / EC Bahia
O ano mágico
O meia ainda era conhecido como de Cauly Oliveira quando foi contratado pelo Bahia, há exatos três anos, por R$ 13,8 milhões. No dia 3 de fevereiro de 2023, o Tricolor anunciou o reforço vindo do Ludogorets, da Bulgária, com contrato até 2026. Na divulgação, o clube baiano usou uma imagem do ator norte-americano Macauly Culkin.
Initial plugin text
Campeão baiano com gol na final e decisivo em jogos de Copa do Brasil e Brasileirão, Cauly foi fundamental para a campanha de permanência do Bahia na Série A.
Depois da chegada do técnico Rogério Ceni, ele participou de dez bolas nas redes em 2023. No total da temporada, foram dez gols e nove passes decisivos em 47 partidas oficiais (43 como titular) e 3.679 minutos em campo.
Participações para gols de Cauly em 2023:
Jacuipense 1 x 4 Bahia (1ª fase da Copa do Brasil) ⚽
Bahia 1 x 1 Vitória (6ª rodada da Copa do Nordeste) 🅰️
Bahia 4 x 1 Itabuna (Jogo de volta da semifinal do Baiano) ⚽⚽
Bahia 3 x 0 Jacuipense (Jogo de volta da final do Baiano) ⚽
Bahia 4 x 0 Volta Redonda (Jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil) ⚽
Bahia 3 x 1 Coritiba (4ª rodada do Brasileiro) 🅰️🅰️
Bahia 1 (4) x (3) 1 Santos (Jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil) ⚽
Bahia 3 x 1 América-MG (18ª rodada do Brasileiro) ⚽🅰️
Bahia 4 x 0 Bragantino (35ª rodada do Brasileiro) ⚽🅰️
Goiás 4 x 6 Bahia (26ª rodada do Brasileiro) 🅰️🅰️
Corinthians 1 x 5 Bahia (35ª rodada do Brasileiro) ⚽🅰️
América-MG 3 x 2 Bahia (37ª rodada do Brasileiro)🅰️
Bahia 4 x 1 Atlético-MG (38ª rodada do Brasileiro) ⚽
Cauly em campo durante a partida entre Bahia e Goiás
Felipe Oliveira / EC Bahia
O impacto do jogador em sua primeira temporada de azul, vermelho e branco foi tão grande que gerou comparações com um dos maiores jogadores da história do Bahia, que também vestia a camisa 8: Bobô.
O nome do atleta de Porto Seguro-BA também passou a ter presença nos cartórios baianos, tudo isso em pouco mais de oito meses do jogador no Bahia
Cauly e Bobô na Arena Fonte Nova
Gabrielle Gomes / ge
Renovação e queda de desempenho
O bom futebol apresentado por Cauly despertou o interesse do Palmeiras ainda ao fim da temporada 2023, mas o jogador continuou no Bahia e renovou contrato por mais dois anos, até 2028.
Em 2024, Cauly mudou de posição ao ganhar a luxuosa companhia de Everton Ribeiro, Jean Lucas e Caio Alexandre. O camisa 8 virou uma espécie de ponta da lança ao integrar o quarteto criativo montado por Ceni.
Caio Alexandre, Cauly, Everton Ribeiro e Jean Lucas formam quarteto criativo do Bahia
Divulgação/EC Bahia
Na época, Rogério Ceni classificava Cauly como peça insubstituível. O meia, porém, não repetiu o desempenho de 2023, uma vez que acumulou várias atuações abaixo do esperado e terminou o ano em baixa, apesar de continuar titular absoluto.
“Eu tento privilegiar o Cauly. Construí esse sistema de jogo para ele. Sempre espero uma grande jogada, então tento deixar ele mais centralizado”, disse Ceni na ocasião.
Mesmo assim, Cauly terminou o ano com nove bolas nas redes e dez assistências, as mesmas 19 participações para gols do mágico ano anterior. Foram 62 partidas oficiais (55 como titular) e 4.476 minutos em campo.
Cauly comemora gol em Bahia x Criciúma
Rafael Rodrigues / EC Bahia
Da retomada ao banco
Em 2025, Cauly chegou a ter boas atuações no primeiro semestre e ser titular em jogos importantes do Bahia, mas voltou a viver de lampejos. Além disso, a queda de produção na segunda parte do ano fez o camisa 8 perder espaço e figurar apenas no banco de reservas em algumas ocasiões.
Cauly também viu o Bahia mudar a forma de jogar mais uma vez, passando a atuar com dois pontas abertos, principalmente após a chegada do atacante Erick Pulga. O meia não engrenou e chegou a ser vaiado e ficar na bronca com a torcida ao ser substituído em partida contra o Fluminense, na Arena Fonte Nova.
No total, foram quatro gols e seis assistências do camisa 8 em 63 jogos oficiais no ano passado (31 como titular) e 2.831 minutos em campo.
Cauly em Bahia x Confiança no jogo do título do Nordestão
Rafael Rodrigues / EC Bahia
Futuro indefinido
Cauly começou 2026 com minutos pelo time reserva de Rogério Ceni, escalado nos jogos contra Galícia e no clássico contra o Vitória. Ele não brilhou nas duas partidas e sequer foi relacionado depois do Ba-Vi.
O técnico Rogério Ceni aproveitou a entrevista coletiva após o jogo com o Porto-BA, no último domingo, para explicar a situação de Cauly. Apesar do momento instável no Tricolor, o meia despertou o interesse de outras equipes, entre elas o São Paulo.
– Cauly acredito mesmo que tenha muita gente interessada, altíssima qualidade. Treinou mais essa semana, a gente espera um Cauly mais competitivo, que esteja feliz e alegre para jogar. Gosto muito do Cauly, vocês sabem o quanto investi de tempo nele, sempre tentando ajudá-lo. A minha torcida é para que ele fique, jogador importante para a gente – disse Ceni.
Cauly em Bahia x Galícia
Rafael Rodrigues / EC Bahia
– As pessoas querem o jogador, mas ninguém faz uma oferta pelo jogador. Ninguém quer pagar por um jogador do calibre dele. Não é impossível de negociá-lo. Mas o que eu gostaria é que o Cauly ficasse, evoluísse mais, competisse mais e pudesse estar nos jogos. Essa semana ele fez um treinamento mais parte física e estamos tentando ajudá-lo de todas maneiras. O desejo é que ele fique e ajude o Bahia – complementou Ceni.
No total, Cauly soma tem 23 gols e 26 assistências em 175 jogos pelo Bahia. Ele levantou dois títulos baianos e um da Copa do Nordeste pelo clube.
Veja gols e lances de Cauly pelo Bahia geRead More