Santa Cruz reconhece primeiro jogador negro de Pernambuco como um dos fundadores do clube
Primeiro negro no futebol, Lacraia é reconhecido fundador do Santa Cruz
Uma reparação histórica. Nesta terça-feira, dia em que o Santa Cruz completa 112 anos, o nome do ex-jogador Theophilo Almeida Baptista de Carvalho, o “Lacraia”, passa a constar oficialmente como um dos fundadores do clube, corrigindo uma ausência que marcou a história coral.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Santa Cruz no WhatsApp
+ Veja mais notícias do Santa Cruz no ge
A presença do nome de Lacraia como um dos fundadores do Santa Cruz já havia sido registrada na atualização do estatuto e foi oficializada em uma placa inaugurada na sala de troféus do clube. Familiares do ex-jogador, falecido em 1974, estiveram presentes na cerimônia, assim como o presidente Bruno Rodrigues.
Placa reconhece o ex-jogador Lacraia como um dos fundadores do Santa Cruz
Reprodução
Lacraia também foi o primeiro jogador negro a atuar por um clube em Pernambuco, apenas 26 anos após a abolição da escravidão, e também foi o responsável por desenhar o escudo do Santa Cruz que se mantém até hoje.
Apesar de sua importância, o seu nome nunca constou na ata de fundação do clube. Isso porque, no dia da assinatura, ele prestava vestibular para Engenharia e não pôde comparecer.
Cerimônia de reconhecimento de Lacraia como um dos fundadores do Santa Cruz
Reprodução
– Meu pai falava muito da mágoa que ele tinha de não poder estar presente fisicamente naquela ata. É uma reparação histórica importante, pelo nome dele e pelo legado que deixou”, afirmou o bisneto de Lacraia, Gil Baptista Neto.
Theophilo Almeida Baptista de Carvalho foi um dos primeiros ídolos do Santa Cruz. O apelido de Lacraia foi dado pela rapidez dos seus dribles. Além de fundador e jogador, Lacraia também foi treinador da equipe coral.
Lacraia, em destaque, um dos fundadores do Santa Cruz
Arquivo
🎙️ Ouça o podcast Embolada 🎧
Assista: tudo sobre o Santa Cruz no ge, na Globo e no sportv geRead More


