RÁDIO BPA

TV BPA

Nova Venécia prioriza reorganização e não deve voltar a jogar em 2026

Nova Venécia prioriza reorganização e não deve voltar a jogar em 2026

O gol de Nova Venécia 1 x 0 Rio Branco-ES, pelo Campeonato Capixaba 2025
A temporada 2025 foi a pior desde a fundação do Nova Venécia. O time lutou contra o rebaixamento até a última rodada do Campeonato Capixaba, mas acabou caindo para a Série B do Estadual. Para esta temporada, o clube decidiu recalcular a rota abdicar das competições de futebol em prol da sustentabilidade da instituição.
Veja mais notícias no ge.globo/es
Confira a agenda de jogos da Locomotiva
+ 📺 Assista aos vídeos da edição capixaba do programa Globo Esporte!
Segundo a CEO do Nova Venécia, Deis Chaves, o clube está passando por um processo responsável de reorganização institucional, cuja prioridade da gestão é cuidar da saúde financeira, estruturar processos, fortalecer a governança e definir com clareza quais os próximos passos da agremiação.
– No futebol, todo mundo quer ver o time em campo, quer o espetáculo, o resultado, a emoção. Mas competir exige estrutura esportiva, financeira, administrativa, jurídica, e isso exige mais do que vontade. O Nova Venécia só vai voltar a competir quando houver capacidade real de sustentar tudo aquilo que foi iniciado – disse Deis.
O Nova Venécia não participou do primeiro arbitral da Copa Espírito Santo 2026, competição que também esteve ausente no ano passado, e ainda há dúvidas sobre a participação na segunda divisão do Estadual desta temporada.
– Quando um clube entra em competição sem essa base, isso não é coragem, é risco mal calculado, e isso cobra um preço alto no futuro. A responsabilidade também é uma forma de competir. O que nós estamos construindo aqui é um futuro sustentável. O Nova Venécia não é apenas um time, é um projeto de longo prazo. A paixão move o futebol, mas é a gestão responsável que transforma a paixão e o legado. E é isso que nós estamos construindo – finalizou.
Nova Venécia se classifica para a final do Campeonato Capixaba 2023
Henrique Montovanelli/FES
História do clube
O Nova Venécia foi fundado em 2021, através de uma iniciativa do atacante Richarlison, da Seleção Brasileira. Logo no ano de sua estreia, foi campeão da Campeonato Capixaba Série B e subiu para a elite no ano seguinte; além de ter levantado a taça da Copa Espírito Santo na mesma temporada.
Em 2022, disputou a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro Série D e Copa Verde. No ano seguinte, o clube chegou na final do Campeonato Capixaba pela primeira vez, mas ficou com o vice, após perder para o Real Noroeste por 3 a 1 no placar agregado.
Veja mais notícias no ge.globo/es e siga os perfis do site no Instagram, Threads, Facebook e no WhatsApp. geRead More