Haiti e Mongólia apostam em uniformes fashions para a abertura dos Jogos de Inverno; veja looks
Nicole Silveira e Lucas Pinheiro serão os porta-bandeiras do Brasil na abertura dos Jogos de Inverno
As delegações de 92 países se preparam para a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Inverno. Antes de disputarem medalhas em Milão-Cortina, os atletas colocam a roupa de gala para desfilar no Estádio San Siro nesta sexta-feira, a partir das 16h (de Brasília). Mongólia e Haiti divulgaram os unfirmes e apostaram em roupas fashions e que ressaltam a cultura dos países.
A Cerimônia de Abertura começará às 16h (de Brasília), e será transmitida pela Globo, sportv, ge tv e ge.
+ Confira o quadro de medalhas das Olimpíadas de Inverno!
+ Confira a agenda olímpica dos Jogos de Inverno!
Símbolo da Revolução Haitiano barrado
Com dois atletas classificados para os Jogos de Inverno, o Haiti convocou a designer italo-haitiana Stella Jean para projetar o uniforme da abertura. A roupa fashion exalta símbolos nacionais, mas teve o design original alterado. O Comitê Olímpico Internacional (COI) vetou a imagem de Toussaint Louverture, o ex-escravo liderou a Revolução Haitiana e criou no Caribe a primeira república negra do mundo em 1804. O COI afirmou que a imagem feria a Carta Olímpica por se tratar de um símbolo político.
Stella Jean também projetou os uniformes haitianos para a abertura das Olimpíadas de Paris 2024. O look também foi um dos destaques da Parada das Nações no Rio Sena.
O moderno combinado com a tradição
Com três atletas classificados, a Mongólia mais uma vez apostou em uniformes estilosos para ressaltar a cultura do país asiático. O look projetado pela GOYOL, marca especializada no traje tradicional de caxemira mongol, se inspira em roupas do Império Mongol dos Séculos XVIII a XV. Combina design moderno com vestimentas tradicionais.
– Utilizando caxemira mongol — tecido tradicional usado pelo nosso povo nômade para suportar os invernos rigorosos — criamos deels cerimoniais que homenageiam a história e a cultura tradicionais, além de conjuntos casuais de malha de caxemira premium inspirados em suéteres de esqui alpino com raízes na cultura das montanhas ocidentais, enriquecidos com motivos da ger mongol e da vida nômade – afirmou o Comitê Olímpico da Mongólia.
A Mongólia também foi um destaque da Parada das Nações das Olimpíadas de Paris.
Outros países que divulgaram os uniformes da Abertura de Milão-Cortina
A Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina será nesta sexta-feira (6), às 16h (de Brasília) e terá transmissão ao vivo pela Globo, sportv, ge tv e ge. Além de grandes nomes do esporte, o evento também vai contar com apresentações de artistas internacionais como Mariah Carey, Laura Pausini e Andrea Bocelli. geRead More


