Goleiro do Guarani dá volta por cima após afastamento dos gramados: “Priorizei a família”
Herói no dérbi 213, Hebert ganha moral com a torcida do Guarani
A trajetória de Mateus Claus tem sido marcada por reviravoltas, superação e surpresas. Aos 31 anos, o goleiro vive um momento especial ao assumir a titularidade do Guarani justamente em um jogo decisivo, poucos dias depois de estrear no clássico contra a Ponte Preta após ficar 15 meses sem atuar oficialmente.
+ Alô, torcida bugrina! O ge Guarani está no WhatsApp!
Claus entrou em campo aos 20 minutos do primeiro tempo do dérbi 213, no Brinco de Ouro, após a expulsão de Caíque França. Lançado em uma verdadeira “fogueira”, respondeu de imediato. Logo no primeiro lance, fez uma grande defesa em cobrança de falta de Cristiano e, ao longo da partida, somou cinco intervenções para ajudar o Bugre a vencer por 1 a 0, com gol de Hebert nos acréscimos.
Mateus Claus começou o dérbi 213 no banco e foi acionado aos 20 minutos do primeiro tempo
Raphael Silvestre/Guarani FC
– Eu sabia da importância do dérbi para o clube e para os torcedores. Como atleta profissional, a gente precisa estar preparado para qualquer situação. Goleiro só joga um, mas precisa estar com a cabeça no lugar para ser acionado a qualquer momento – afirmou Claus, em entrevista à CBN Campinas.
A estreia em um dos maiores clássicos do país coroou a volta por cima após um período longo e delicado fora dos gramados. Claus revelou que a decisão de não atuar em 2025 foi motivada por questões familiares. Durante o processo de gravidez da esposa, que teve complicações, o goleiro optou por abrir mão de propostas e permanecer ao lado da família.
– Foi uma questão de cunho familiar. Minha esposa passou por complicações na gravidez, depois tivemos um período de UTI. Eu tinha propostas, mas optei por estar em casa e ser o pilar da minha família naquele momento. Não deixei de treinar, trabalhei intensamente esperando uma nova oportunidade. Esperei por isso e vou aproveitar a oportunidade.
VEJA TAMBÉM:
+ Lucca vira página após expulsão e mira sequência
+ Clube cancela reunião da SAF após pedido do investidor
+ Bugre pode alcançar melhor sequência dos últimos quatro anos
+ Veja quanto o Guarani vai receber por participação na Copa do Brasil
Formado nas categorias de base do Internacional, Claus viveu um dos melhores momentos da carreira no Bahia, onde participou da campanha de acesso à Série B, e defendeu o Juventude em 2024, seu último clube antes de acertar com o Guarani. A última partida oficial havia sido em outubro do ano passado, o que tornou a estreia no dérbi ainda mais especial.
Agora, o goleiro terá a primeira oportunidade como titular do Bugre. Com Caíque França suspenso, Claus será o responsável por defender a meta alviverde no duelo contra o Botafogo-SP, neste sábado, às 18h30, no Brinco de Ouro. A partida pode confirmar matematicamente a classificação do Guarani às quartas de final do Paulistão, algo que não acontece desde 2022.
Elenco do Guarani; Paulistão 2026
Raphael Silvestre/Guarani FC
– A gente precisa ser racional. Sabemos da pontuação necessária, mas queremos mais. Não dá para deixar para a última rodada. Temos a chance de decidir em casa e vamos buscar isso.
O momento defensivo da equipe reforça a confiança. O Guarani tem a segunda melhor defesa do Campeonato Paulista, com apenas quatro gols sofridos – atrás apenas do Red Bull Bragantino – e não é vazado há três jogos. Um cenário que Claus valoriza ao falar do trabalho coletivo e da disputa saudável com Caíque França.
– É um trabalho sensacional. O Arzul é uma referência, e o Caíque começou muito bem. É uma posição ingrata, mas ter mais de uma opção que dá conta do recado é ótimo para o clube.
+ CLIQUE AQUI e leia mais sobre o Guarani
Vivendo o primeiro Paulistão da carreira, Claus agora tenta transformar a reviravolta pessoal em mais um capítulo positivo dentro de campo. Depois de estrear em um clássico, o goleiro assume o gol do Bugre em uma noite que pode marcar a classificação antecipada ao mata-mata. geRead More


