De foto de cueca a espionagem: como marido de brasileiro causou crise que pode derrubar premiê britânico
Como uma foto de um lorde de cuequinha gerou uma megacrise política no Reino Unido
O ex-embaixador do Reino Unido nos Estados Unidos, Peter Mandelson, está no centro de uma mega crise política após novas revelações sobre seus vínculos com o bilionário Jeffrey Epstein. Mandelson é casado com o brasileiro Reinaldo Avila da Silva.
Veja no vídeo acima e entenda mais no texto abaixo.
Um conjunto de mais de 3 milhões de páginas de documentos relacionados a Epstein foram divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA nesta semana.
Os novos documentos sobre Epstein trouxeram novas revelações sobre Mandelson, de 72 anos, que ocupou cargos de alto escalão em governos trabalhistas anteriores e foi embaixador do Reino Unido em Washington até ser demitido em setembro.
Os documentos de Epstein indicam que Mandelson teria recebido dinheiro do bilionário e teria vazado documentos sigilosos do governo britânico.
Mandelson havia sido escolhido a dedo para a embaixada do Reino Unido pelo primeiro-ministro Keir Starmer. Ele foi demitido em setembro por conta das suas ligações com Epstein.
O primeiro-ministro disse ao seu gabinete nesta semana que ficou “chocado” com as revelações contidas nos novos documentos divulgados sobre Epstein e que teme que ainda surjam mais detalhes.
Mandelson também era membro da Câmara dos Lordes, a câmara alta do Parlamento britânico, mas renunciou na terça-feira (3) após a repercussão e perdeu o seu título.
O governo britânico preparava uma legislação para expulsar Mandelson da Câmara dos Lordes e retirar o título de nobreza, Lord Mandelson, que ele recebeu com sua nomeação vitalícia ao Parlamento.
O governo do Reino Unido informou que enviou um dossiê à polícia, que investiga alegações de que Mandelson teria repassado informações sensíveis do governo ao falecido criminoso sexual.
Político inglês Peter Mandelson aparece de cueca ao lado de mulher em imagem dos arquivos do caso Jeffrey Epstein
Departamento de Justiça dos EUA/Divulgação
Os arquivos recém-divulgados contêm detalhes sobre os contatos de Mandelson com o financista, incluindo e-mails com informações políticas, algumas das quais críticos dizem que podem ter violado a lei. A polícia afirmou que está analisando relatos de má conduta “para determinar se atingem o patamar criminal para investigação”.
O porta-voz de Starmer, Tom Wells, disse que o governo informou à polícia que os documentos sobre Mandelson e Epstein continham “prováveis informações sensíveis ao mercado” sobre a crise financeira global de 2008 e seus desdobramentos, que não deveriam ter sido compartilhadas fora do governog1 > Mundo Read More


