Super Bowl marca encontro de novo astro com ex-fiasco valendo título e recorde na NFL
Conheça as mentes pensantes que lideram os dois finalistas da NFL
A espera finalmente acabou! New England Patriots e Seattle Seahawks se enfrentam no Super Bowl LX neste domingo (8), às 20h30 (horário de Brasília), no Levi’s Stadium, em Santa Clara, na Califórnia. Será o primeiro duelo entre os quarterbacks de ambos os times e, além de valer a conquista do Vince Lombardi, terá necessariamente um recorde quebrado por algum deles ao final da partida.
O sportv 2 inicia a transmissão da grande final da temporada 2025/26 da NFL às 19h30. Você também pode acompanhar o evento ao vivo na ge tv e no ge a partir de 18h30. A TV Globo também exibirá os melhores momentos da partida, incluindo o show de Bad Bunny na íntegra, logo após o BBB 26.
Drake Maye, dos Patriots, e Sam Darnold, dos Seahawks, são os quarterbacks do Super Bowl LX
Cary Edmondson
Para Drake Maye, a vitória pode torná-lo o quarterback mais jovem a vencer um Super Bowl e também fazê-lo igualar uma marca de Tom Brady. Já no caso Sam Darnold, ele está diante de um feito exclusivo na história da NFL. Uma coincidência entre eles é que ambos foram selecionados na terceira escolha geral no Draft em seus respectivos anos.
Nova ‘cara’ da liga
Drake Maye teve uma temporada arrebatadora na trajetória dos Patriots até o Super Bowl LX e já desponta como uma das estrelas da NFL. Ele liderou a equipe de New Englad à segunda melhor campanha da temporada regular, com 14 vitórias, esteve ao lado de veteranos entre os líderes de estatísticas da posição e seguiu comandando o time em campo nos playoffs.
Tudo isso aos 23 anos e disputando apenas a sua segunda temporada na liga. O quarterback foi selecionado na terceira escolha geral do Draft de 2024 e já recolocou os Patriots na grande decisão.
Drake Maye, quarterback dos Patriots, levanta troféu de campeão da AFC
Ron Chenoy/Reuters
O desempenho de Maye o credenciou como grande candidato ao prêmio de MVP da temporada regular, e ele só não foi eleito por um voto. Matthew Stafford, quarterback do Los Angeles Rams, recebeu um voto em primeiro lugar a mais que a sensação dos Patriots, que ficou com o vice. Nesta temporada, ele também ficou em segundo como o maior vendedor de camisas na NFL, atrás apenas de Josh Allen, astro dos Bills e MVP de 2024.
Neste domingo, Drake Maye está a uma vitória de entrar para os livros da NFL como o quarterback mais jovem a vencer o Super Bowl. Aos 23 anos e 162 dias, ele pode superar ‘Big Ben’ Roethlisberger, que tinha 23 anos e 340 dias de idade quando foi campeão do Super Bowl XL com o Pittsburgh Steelers. Uma curiosidade é que os Seahawks foram os adversários naquela edição.
Se tiver grande atuação na final, Maye também pode ser o MVP do Super Bowl mais novo em toda a NFL. O recorde é de Marcus Allen, que tinha 23 anos e 302 dias quando venceu o Super Bowl XVIII com os Raiders, em 1960.
O franchise quarterback dos Patriots pode ainda igualar uma marca de Tom Brady. Caso vença, ele terá retrospecto 4-0 em playoffs e será o primeiro quarterback desde Brady a vencer seus primeiros quatro jogos de pós-temporada. A lenda da NFL conquistou o feito em 2001, aos 24 anos, quando se sagrou campeão do Super Bowl pela primeira vez.
Maye pode, também, integrar um seleto grupo dos esportes norte-americanos. Ele se juntaria aos icônicos Joe DiMaggio e Willie Mays, do beisebol, e Tim Duncan, do basquete, como o quarto mais novo a se tornar campeão.
Darnold em redenção e com missão caça-fantasma
Sam Darnold em ação nos playoffs da NFL
IMAGN IMAGES/Reuters Connect
Demorou sete temporadas, mas Sam Darnold finalmente correspondeu às expectativas depositadas desde que entrou na liga, ainda com 20 anos, e expurgou de vez o rótulo de decepção. Bom para ele e para os Seahawks, que acreditou em seu potencial e está colhendo rapidamente os frutos.
Aos 28 anos, o quarterback protagoniza uma das histórias de reviravolta mais impressionantes na liga. Selecionado na terceira escolha geral do Draft de 2018, Darnold nunca engrenou com os Jets e veio a ser considerado um fracasso pelo alto investimento feito pela franquia de Nova Iorque. Após três anos de chances, foi trocado para os Panthers, onde perdeu a titularidade e passou uma temporada como reserva dos 49ers até emplacar sua guinada de recuperação, nos Vikings.
Agora liderando os Seahawks, Sam Darnold pode virar o único quarterback titular em toda a NFL a vencer o Super Bowl atuando pelo quinto time diferente na carreira. Até então, nenhum outro campeão conquistou o título após rodar tanto pela liga.
A trajetória já fez dele o primeiro da posição a ser titular em estreias de temporadas por quatro franquias diferentes antes de completar 30 anos. Neste ano, já igualou um feito que era exclusivo de Brady, emendando duas temporadas consecutivas com 14 vitórias. Mas é o único a fazer isso atuando por dois times diferentes.
Sam Darnold precisa de mais ajuda nos Jets
Elsa/Getty Images
Para conquistar o Vince Lombardi, Darnold precisa exorcizar seus fantasmas e superar os Patriots pela primeira vez na carreira. Nos quatro duelos anteriores contra a equipe, ele saiu derrotado em todos. Em um deles, inclusive, o quarterback amargou quatro interceptações e foi flagrado dizendo que estava “vendo fantasmas” durante a derrota por 33 a 0 para New England.
A última vez que ele enfrentou os Patriots foi na temporada de 2021, e Darnold tem a chance de dar o troco no jogo mais importante de sua carreira.
Reinado ou revanche
O Super Bowl LX também representa a chance de os Patriots dispararem na liderança da NFL, enquanto os Seahawks buscam se vingar de um trauma. Uma dessas duas narrativas prevalecerá.
Capacetes de Seahawks e Patriots, times que se enfrentam no Super Bowl LX, final da temporada 2025/26 da NFL
Kirby Lee-Imagn Images/Reuters
Se vencer, a franquia de New England vai se isolar como a maior campeã do Super Bowl, com sete títulos. Atualmente, os Patriots dividem a primeira posição com os Steelers, sendo que todos os seus troféus foram conquistados neste século.
Já a equipe de Seattle busca a segunda taça e uma revanche. As duas franquias se enfrentaram no Super Bowl XLIX, em 2015, e os Seahawks foram derrotados por 28 a 24, na prorrogação, em jogo que ficou marcado pela trágica interceptação na linha de uma jarda. Se perder de novo, amargará o terceiro vice na grande decisão da NFL geRead More


