Último herói do Guarani contra o Palmeiras revive jogo histórico e acredita em fim da escrita
Guarani vence o Palmeiras por 3 a 2 e vai para a semifinal do Paulistão de 2012
A busca do Guarani por uma vaga nas quartas de final do Paulistão passa, mais uma vez, por um velho conhecido. Pela 131ª vez na história do estadual, o Bugre encara o Palmeiras e tenta repetir um feito que aconteceu em apenas 24 ocasiões neste confronto.
No domingo, às 20h30, na Arena Barueri, o encontro ganha caráter decisivo. Uma vitória garante o time comandado por Matheus Costa diretamente no mata-mata após quatro anos, sem depender de outros resultados. Há chance de classificação até mesmo com empate ou derrota, mas, neste cenário, o Bugre precisaria de uma combinação favorável de resultados.
+ Alô, torcida bugrina! O ge Guarani está no WhatsApp!
Para contrariar as estatísticas – o Guarani venceu apenas 18% dos duelos contra o Palmeiras pelo Paulistão, o clube conta com a torcida à distância de quem sabe exatamente como é superar o Verdão. O último herói bugrino em jogos oficiais contra o rival atende pelo nome de Fabinho.
Guarani x Palmeiras 2012, Fabinho
Gustavo Tilio
Conhecido pela velocidade, entrega e identificação com o clube, Fabinho entrou para a galeria dos grandes nomes da história recente do Guarani principalmente pela campanha do vice-campeonato estadual de 2012, além do acesso na Série B de 2009.
– Enfrentamos o Palmeiras em duas oportunidades naquele ano. Na primeira fase, conseguimos vencer por 3 a 1 e eu participei dos gols. Depois, no mata-mata, nas quartas de final, fiz dois gols. Foi um dos jogos mais marcantes da minha vida – relembra Fabinho, em entrevista ao ge.
Fabinho vive melhor fase no Guarani
VEJA TAMBÉM:
+ Vitória, empate ou derrota… Os cenários para classificação do Bugre
A última vitória do Bugre sobre o Palmeiras pelo Paulistão foi justamente naquele confronto emblemático de 2012. No Brinco de Ouro, o time comandado por Vadão recebeu o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari pelas quartas de final. Fumagalli abriu o placar com um gol olímpico, e Fabinho marcou duas vezes para garantir a vitória por 3 a 2.
– Era um jogo muito importante porque sabíamos que, além de eliminar um time como o Palmeiras, disputaríamos a semifinal contra o nosso maior rival. Graças a Deus eu estava em um dia iluminado. O Fumagalli fez um gol olímpico, depois recebi duas assistências do Oziel e consegui marcar duas vezes. Foi um jogo que coroou a nossa campanha.
Torcida do Guarani em jogo contra o Palmeiras em 2012
Reprodução/EPTV
Aquela vitória abriu caminho para uma campanha histórica. Depois de eliminar o Palmeiras, o Guarani superou a Ponte Preta na semifinal e voltou a disputar uma final estadual após 25 anos.
– Aquele time do Paulistão dispensa comentários. Eliminamos o Palmeiras, depois passamos pelo nosso maior rival e levamos o Guarani para uma final depois de 25 anos. É algo que fica para sempre na memória.
Um desafio chamado Palmeiras
Desde então, os caminhos de Guarani e Palmeiras pelo estadual se cruzaram poucas vezes. Em 14 anos, foram seis encontros, com cinco vitórias palmeirenses e um empate sem gols, em 2023. A única vitória bugrina no período aconteceu em amistoso, durante a paralisação para a Copa América de 2019, por 2 a 1.
Guarani x Palmeiras em duelo recente pelo Paulistão
Marcos Ribolli
Mesmo assim, Fabinho acredita que o desafio deste domingo pode ser superado.
– Enfrentar o Palmeiras exige muita coragem e personalidade. É esquecer quem está do outro lado e pensar apenas na camisa que você está representando. Não é fácil, mas com espírito competitivo e muita luta é possível vencer. O Palmeiras vive hoje uma realidade diferente, mas o Guarani está crescendo em confiança.
Fabinho em passagem pelo Guarani
arquivo ge
Fabinho disputou 161 jogos com a camisa do Guarani e marcou 42 gols. Deixou o Brinco de Ouro em 2012 após receber uma proposta do Cruzeiro, retornou em 2014 e encerrou sua trajetória no clube naquela temporada. A aposentadoria dos gramados veio em 2022, após passagens por Hercílio Luz e Paracatu.
– Falar do Guarani me emociona porque eu não tinha a dimensão dessa relação quando saí do clube. Hoje olho para trás, lembro dos 161 jogos, dos 42 gols, dos momentos difíceis, das alegrias, dos clássicos, do acesso. Tudo isso aumenta meu amor pelo clube. Sou muito grato por tudo que vivi.
Guarani perde para o Botafogo-SP e segue na briga por vaga nas quartas
O Guarani chega à última rodada do Paulistão com 11 pontos, na sexta colocação. Já o Palmeiras, classificado, soma 15 pontos e ainda briga pela liderança geral, atrás apenas do Novorizontino, que tem 16.
+ CLIQUE AQUI e leia mais sobre o Guarani
A bola rola na Arena Barueri no domingo, às 20h30, com torcida única do Palmeiras, em mais um capítulo de uma rivalidade histórica e com o Bugre tentando escrever uma nova noite heroica. geRead More


