RÁDIO BPA

TV BPA

Bola em campo: quatro dicas para o churrasco de linguiça perfeito

Bola em campo: quatro dicas para o churrasco de linguiça perfeito

Churras linguiça Aurora
Canva
A bola já está em campo para mais um Campeonato Brasileiro e os apaixonados por futebol sabem que o jogo não começa com o apito do juiz. O primeiro passo requer estratégia: escalar os amigos e organizar a torcida pertinho da TV e, claro, da churrasqueira.
Dentro do planejamento para o churrasco, a linguiça é peça indispensável. Geralmente vista como uma “entradinha”, seu sabor marcante — que agrada a diferentes paladares — e seu preparo rápido podem fazer com que ela roube a cena e assuma, facilmente, o papel de protagonista.
Ao colocar a linguiça na brasa, existe uma regra de ouro que vale para todas, independentemente do tipo ou sabor: não fure a linguiça durante o preparo. Isso garante que ela não perca a suculência.
Confira quatro dicas de preparo e acompanhamentos que vão valorizar ainda mais a linguiça no churrasco da torcida:
1. Toscana
É o clássico. O blend de cortes de carne, gordura ou toucinho suíno, temperos e especiarias garante a intensidade do sabor. Na hora de assar, comece em uma grelha mais alta e, só quando estiver quase pronta, desça a peça para a parte de maior calor. Esse processo vai proporcionar uma toscana suculenta por dentro e levemente crocante por fora. Para acompanhar, o vinagrete e a farofa de manteiga bem crocante completam o prato.
2. Frango
Com notas mais suaves, a linguiça de frango tem lugar cativo no braseiro. Durante o preparo, lembre-se de virar a linguiça constantemente para que a cocção ocorra de forma uniforme. Quanto aos acompanhamentos, a ideia é apostar em sabores que combinam com aves. Saladas frescas e farofa de quiabo são ótimas pedidas. Molhos como rosé ou mostarda e mel ajudam a ressaltar a leveza da carne.
3. Pernil
Combinando carne suína e um mix de pimentas (vermelha e branca), a linguiça de pernil entrega potência de sabor e untuosidade. Sobre o preparo: antes de começar, deixe o braseiro esquentar bem por pelo menos 30 minutos. Isso garante a temperatura certa e uma cor incrível. Nos acompanhamentos, não pode faltar um toque cítrico: farofa de limão-siciliano e um vinagrete de frutas da estação, como abacaxi ou caju, trazem o equilíbrio perfeito.
4. Calabresa enroladinha
O sabor intenso, a leve picância e o formato diferenciado fazem dela o destaque do churrasco. A atenção deve ser dobrada com o tempo no braseiro: pelo formato, ela pode demorar um pouco mais para assar o centro, por isso é essencial virar a peça com paciência. Para acompanhar, a clássica salada de maionese pode ganhar uma nova versão: substitua a maionese industrializada por uma mistura de creme de leite, limão e azeite. Para a farofa, a de cebola, bem douradinha, é a escolha ideal.
Churras linguiça Aurora
Canva
Resenha GE – 11/02/2026 geRead More