RÁDIO BPA

TV BPA

Mexicana será 1ª mãe a disputar Olimpíadas de Inverno com o filho: “Muito emocionante”

Mexicana será 1ª mãe a disputar Olimpíadas de Inverno com o filho: “Muito emocionante”

Brasil perto da medalha nas Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina
Sarah Schleper chegou às Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina para fazer história. Ao estrear nesta quinta-feira (12), a mexicana de 46 anos – completará 47 em 19 de fevereiro – vai iniciar a sétima edição de Jogos da carreira, um recorde entre as mulheres do esqui alpino. Ainda se tornará a mais velha a disputar a modalidade. A principal marca, porém, terá um valor afetivo. Sarah será a primeira mãe a participar das Olimpíadas de Inverno com o filho.
Lasse Gaxiola, de 18 anos, também é atleta do esqui alpino. Nasceu em 2008, quando Sarah já tinha uma carreira consolidada, com três Jogos na bagagem: Nagano 1998, Salt Lake City 2002 e Turim 2006. Agora, mãe e filho vivem a experiência olímpica como colegas de delegação mexicana em Milão-Cortina.
+ Brasil tem chance de medalha inédita com snowboarder top 6 do mundo; veja análise
+ Entenda por que os atletas babam e transpiram em excesso no biatlo de inverno
+ Astro do snowboard é levado de helicóptero ao hospital após fratura no pescoço
Sarah Schleper, de 46 anos, compete no esqui alpino
Christian Bruna/Getty Images
– É muito emocionante, é a nossa vida. Por muitos anos, imaginamos que isso pudesse acontecer e agora vira realidade. Fica até difícil assimilar. Só quero apoiá-lo e estar ao seu lado, porque sei que uma parte do sonho dele também é minha – disse Sarah, ao site “olympics.com”.
Apesar de estarem na mesma edição de Olimpíadas de Inverno, mãe e filho competirão em cidades diferentes. Sarah entrará em ação em Cortina D’Ampezzo, com duas provas no calendário: super-G e slalom gigante, na quinta-feira e no domingo (15), respectivamente. Lasse, por sua vez, ficará em Bormio, a três horas de distância, para disputar o slalom gigante (no sábado, 14) e o slalom (na segunda, 16). O mexicano será adversário do brasileiro Lucas Pinheiro, candidato a medalhas.
– É difícil estar em duas sedes diferentes. Mas também é bom, porque ele pode desfrutar das Olimpíadas como um indivíduo, sem que eu esteja dizendo o que deve fazer. Sempre tento dar conselhos. Você nunca pode deixar de ser mãe para se tornar apenas colega de time. Então, estou feliz por ele não ficar ao meu lado o tempo todo – comentou Sarah, em entrevista à “Reuters”.
+ Veja a programação completa das Olimpíadas de Inverno
+ Confira o quadro de medalhas dos Jogos de Milão-Cortina
Lasse Gaxiola disputará duas provas do esqui alpino nas Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina
REUTERS/Denis Balibouse
Nascida no estado americano do Colorado, a atleta do esqui alpino disputou quatro Olimpíadas de Inverno pelos Estados Unidos. Chegou a se aposentar do esporte por algum tempo, mas voltou a competir em 2015 e passou a representar o México, país do marido. Participou, então, de mais duas edições dos Jogos e chega para a sétima aventura em Milão-Cortina.
Até hoje, o melhor resultado de Sarah foi um 10º lugar no slalom de Turim 2006. Ela e Lasse serão a quinta dupla de mãe e filho a participar de uma mesma edição de Olimpíadas. Todas as outras quatro disputaram os Jogos de Verão, e o caso mais recente ocorreu na Rio 2016, com os georgianos Nino Salukvadze e Tsotne Machavariani, do tiro esportivo.
+ Veja mais notícias relacionadas às Olimpíadas de Inverno geRead More