Súmula da confusão: árbitro detalha invasão de campo e conversa com Polícia Militar no jogo Iape x Moto
A súmula do jogo da vitória do Iape, por 2 a 0, contra o Moto, que terminou com invasão de campo por parte da torcida do Moto, no Nhozinho Santos, foi liberada na manhã desta quinta-feira (12), pela Federação Maranhense de Futebol (FMF). O documento de responsabilidade do árbitro Paulo Mourão relata o momento exato da briga e a conversa com os capitães e Polícia Militar para encerrar a partida.
Após derrota no Maranhense 2026, torcedores do Moto invadem campo e agridem atleta
A partida em questão foi na noite dessa quarta-feira (11), no Nhozinho Santos, pela volta da semifinal do Campeonato Maranhense, que terminou com a classificação do Iape no placar agregado por 4 a 1.
Mourão relata que “aos 38 minutos do segundo tempo, com a partida ainda paralisada, torcedores vestidos com a camisa do Moto Club pularam o alambrado e invadiram o campo de jogo, dirigindo-se aos jogadores da própria equipe, desferindo socos e pontapés. A ação foi contida pelo policiamento presente”.
O jogo não voltou mais e foi encerrado após conversa do árbitro com os capitães do time, Eloir pelo Iape, e Jair do Moto.
Relato completo da súmula:
No intervalo do jogo, um torcedor vestido com a camisa da equipe do Moto Club arremessou uma garrafa plástica com água no campo de jogo, não atingindo ninguém;
Aos 34 minutos do segundo tempo, paralisei a partida para retirar dois artefatos arremessados por torcedores, também vestidos com a camisa do Moto Club, direcionados ao goleiro da equipe adversária. O mesmo não foi atingido;
Aos 38 minutos do segundo tempo, com a partida ainda paralisada, torcedores vestidos com a camisa do Moto Club pularam o alambrado e invadiram o campo de jogo, dirigindo-se aos jogadores da própria equipe, desferindo socos e pontapés. A ação foi contida pelo policiamento presente;
Após conversa com o chefe do policiamento, Major Ferreira, lotado no 9º BPM, fui informado de que o contingente não seria suficiente para garantir a segurança necessária para reiniciar a partida. Diante disso, convoquei os capitães das equipes e comuniquei que, devido à falta de segurança, a partida não poderia continuar e seria encerrada;
Informo que a equipe do Iape não apresentou médico;
Ressalto que a médica da ambulância, Dra. Rafaella Cutrim (CRM 11823-MA), e o médico do Moto Club, Dr. Gilson Campelo da Fonseca Júnior (CRM 9233-MA), estiveram presentes, o que permitiu que a partida transcorresse normalmente até o momento da paralisação.
Torcedores do Moto Club invadem campo para agredir jogadores na semifinal do Maranhense
Reprodução/TV Mirante
O atacante Andrezinho, que reagiu às agressões físicas de torcedores, manifestou-se nas redes sociais. O camisa 7 entrou no segundo tempo e aparece nas imagens em luta corporal contra quatro torcedores.
– Não sou a favor da violência, sou trabalhador, pai de família e estou lutando pelo meu pão de cada dia! Mas infelizmente existem torcedores mal intencionados que vão para o estádio e passam dos limites! – disse o atleta.
A derrota para o Iape eliminou o Moto na semifinal do Campeonato Maranhense. No geral, o clube ficou em quarto lugar e não conseguiu vagas importantes como Copa do Brasil e Copa do Nordeste.
A final do Estadual 2026 será entre Iape e MAC, uma vez que na outra semifinal, o atual campeõa eliminou o Sampaio Corrêa, no placar agregado por 3 a 2. geRead More


