Ponte Preta e Joinville puxam lista dos 20 clubes que ainda não venceram em 2026; confira
Parnahyba pode ser rebaixado nesta rodada do Estadual
O começo de temporada está sendo complicado para algumas equipes do futebol brasileiro. Ao todo, 20 clubes da primeira divisão dos seus respectivos estaduais ainda não venceram em 2026, destaque para Ponte Preta e Joinville, times que disputaram a Série A do Brasileirão recentemente. Por conta do jejum de vitórias, todas elas brigam contra o rebaixamento ou caíram de maneira precoce.
Recentemente, o Independência venceu o Vasco-AC por 3 a 1, na quinta rodada do Campeonato Acreano de 2026, e saiu deste ranking indesejado. Da lista, oito clubes possuem calendário nacional para a sequência desta temporada; confira detalhes abaixo.
Primeira fase da Copa do Brasil 2026: veja tabela detalhada com datas e horários dos jogos
Joinville x Marcílio Dias – torcida joga sinalizadores no gramado: tradicional time catarinense ainda não venceu em 2026 e pode ser rebaixado no estadual
Jery Souza
Ponte Preta
Atual campeão da Série C do Brasileiro, a Ponte Preta iniciou a temporada 2026 de forma negativa: foi rebaixada no Campeonato Paulista com uma rodada de antecedência. Esse foi o terceiro rebaixamento da Macaca nos últimos quatro anos.
Nesta temporada, o Alvinegro manteve Marcelo Fernandes no cargo de treinador — ele que conduziu o clube ao seu primeiro título nacional em 2025. No entanto, em sete partidas disputadas, a Ponte Preta somou seis derrotas e apenas um empate, diante do Noroeste, por 2 a 2, na quinta rodada do torneio, sendo rebaixada de forma antecipada no Campeonato Paulista. O clube ainda tem a Copa do Brasil e a Série B do Brasileiro para disputar em seu calendário neste ano.
Análise: rebaixamento merecido sangra a Ponte Preta e evidencia declínio
Da taça ao rebaixamento: o que aconteceu com a Ponte Preta em 105 dias
Joinville
Terceiro maior campeão do Campeonato Catarinense, com 12 títulos, o Joinville vive uma fase conturbada no início desta temporada. No estadual, o clube ficou em último lugar no Grupo A, com apenas um ponto em seis rodadas, e é o lanterna do quadrangular do rebaixamento, sem nenhum ponto somado, podendo ser rebaixado pela segunda vez em sua história para a Série B do Campeonato Catarinense.
Marcílio Dias vence Joinville em jogo marcado por confusão
Seu único ponto no estadual foi conquistado no empate em 0 a 0 com o Criciúma, na segunda rodada. Desde então, são sete partidas seguidas sem vitória neste início de 2026. O Coelho Tricolor ainda tem a Copa do Brasil e a Série D do Brasileiro em seu calendário neste ano.
Após sinalizadores e rojões, Joinville é punido no TJD e terá partidas com portões fechados
Parnahyba
No Campeonato Piauiense, dos oito clubes participantes, apenas o Parnahyba ainda não venceu uma partida em 2026. Um dos maiores vencedores da elite estadual, com 13 títulos, o Tubarão, comandado pelo técnico Oliveira Canindé, até começou a campanha com um empate em 2 a 2 contra o Atlético-PI, na primeira rodada da competição.
Oeirense vence o Parnahyba, que se complica no Campeonato Piauiense
No entanto, logo em seguida, o Azulino sofreu vários baldes de água fria: três derrotas e um empate sem gols diante do Altos. Dessa forma, o Parnahyba ocupa a oitava e última posição da tabela, com dois pontos, e corre risco de ser rebaixado para a Série B do Campeonato Piauiense pela primeira vez em sua história, com uma rodada de antecedência. O clube do litoral do estado ainda tem a Série D do Campeonato Brasileiro para disputar em seu calendário de 2026.
Parnahyba amarga seu pior início no Campeonato Piauiense neste século; veja todo retrospecto
Atlético-BA
Bicampeão do Campeonato Baiano em 2021 e 2022, o Atlético-BA tenta conquistar seus primeiros três pontos neste início de temporada. Na elite estadual de 2026, mesmo tendo obtido empates sem gols e promissores contra Vitória e Bahia de Feira na primeira e terceira rodadas, respectivamente, o Carcará vive uma seca de resultados positivos desde então.
Até aqui, o Carcará ocupa a lanterna da competição, com apenas dois pontos em sete rodadas, e corre risco de ser rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Baiano com uma rodada de antecedência. O Atlético-BA tem apenas a elite estadual para disputar neste ano.
Jacuipense vence o Atlético-BA, cola no G-4 e afunda o Carcará na zona de rebaixamento do Baiano
Vitória empata com o Atlético de Alagoinhas na estreia pelo Campeonato Baiano
São Raimundo-AM
Quarto maior vencedor, com sete títulos e mais de 60 participações na história do Campeonato Amazonense, o São Raimundo-AM também vive um início de temporada difícil. Até aqui, com apenas o estadual para disputar em 2026, o Tufão da Colina, comandado pelo técnico Sérgio Duarte, soma um empate e três derrotas em quatro partidas disputadas.
O empate foi contra o Manauara, em 2 a 2, pela quarta rodada do primeiro turno do estadual. Na ocasião, o São Raimundo terminou em último no Grupo A, com apenas um ponto. O segundo turno segue em andamento, mas, por enquanto, na classificação geral, o clube é o lanterna e pode ser rebaixado para a Série B do Campeonato Amazonense pela quarta vez em sua história.
São Raimundo e Manauara empatam no Barezão
Inhumas
Além da Ponte Preta, outra equipe rebaixada de forma precoce no início de 2026 foi o Inhumas. No Campeonato Goiano, a Pantera Avinhada terminou na 12ª posição, conquistando apenas dois pontos em oito partidas. Os únicos empates obtidos foram diante da Aparecidense, em 1 a 1, e contra o Centro Oeste, em 2 a 2, na terceira e quinta rodadas, respectivamente.
Inhumas é o primeiro clube a ser rebaixado no Campeonato Goiano 2026
Edivair Custódio Junior
O Inhumas retorna à Segunda Divisão Goiana após dois anos, pois não disputava a competição desde 2024, temporada em que conquistou o acesso e o título estadual. A Pantera Avinhada ainda tem a Série D do Campeonato Brasileiro para disputar em seu calendário de 2026.
Goiás vence, avança como líder e rebaixa o Inhumas
Rio Branco VN-ES
Rio Branco VN-ES pode ser rebaixado na próxima rodada do Campeonato Capixaba 2026
Jacaré Fotografias
Campeão estadual em 2020, o Rio Branco VN-ES pode ser rebaixado pela quarta vez em sua história no Campeonato Capixaba. Na edição de 2026 da elite estadual, o Tricolor Serrano ocupa a 10ª e última posição da tabela, com apenas quatro pontos.
Ao todo, o time comandado pelo técnico Paulinho Guará soma quatro empates e quatro derrotas, podendo cair para a Série B do Capixaba com uma rodada de antecedência. Além do estadual, o Rio Branco VN-ES também tem a Copa do Brasil e a Copa Espírito Santo para disputar em 2026.
Capixabão 2026: Desportiva vence Rio Branco VN por 3×1 em Cariacica
Genus-RO
Campeão estadual em 2015, o Genus-RO segue brigando contra o rebaixamento no Campeonato Rondoniense nesta temporada. Com apenas o estadual para disputar em 2026, o clube ocupa a sexta posição da tabela, com seis pontos, à frente apenas do União Cacoalense, que é o lanterna, com apenas um ponto.
O Aurigrená acumulou quatro derrotas e dois empates nas seis partidas disputadas — 0 a 0 contra o União Cacoalense e 1 a 1 diante do Guaropé, na terceira e quarta rodadas, respectivamente. Apesar disso, e ainda restam oito rodadas para o fim da competição.
Genus e União Cacoalense ficam no zero a zero em disputa pela terceira rodada
Outros clubes do Brasil que ainda não venceram em 2026
Além dos clubes citados, outras 12 equipes do futebol brasileiro ainda não venceram no início desta temporada de 2026. Entre elas, estão times que chegaram a conquistar a elite estadual em seus respectivos estados, como União Cacoalense, Atlético Roraima e Confiança-PB. Veja a lista abaixo.
Elenco do Jaguar no Campeonato Pernambucano 2026
Divulgação | AD JAGUAR
Bragantino-PA: 1 empates e 3 derrotas (12ª posição no Campeonato Paraense);
União Cacoelense: 1 empate e 5 derrotas (7ª posição no Campeonato Rondoniense);
Náutico-RR: 2 derrotas (7ª posição no Campeonato Roraimense);
Progresso-RR: 2 derrotas (8ª posição no Campeonato Roraimense);
Atlético Roraima: 3 derrotas (9ª posição no Campeonato Roraimense);
Guaraí-TO: 2 empates e 2 derrotas (8ª posição no Campeonato Tocantinense);
ITZ Sport: 1 empate e 6 derrotas (8ª posição no Campeonato Rondoniense);
Confiança-PB: 2 empates e 5 derrotas (8ª posição no Campeonato Paraibano);
Desportiva Aracaju: 2 empates e 5 derrotas (10ª posição no Campeonato Sergipano);
Jaguar-PE: 3 empates e 4 derrotas (8ª posição no Campeonato Pernambuco);
Corumbaense: 3 derrotas (9ª posição no Campeonato Sul-Mato-Grossense);
CRA-MS: 3 derrotas (10ª posição no Campeonato Sul-Mato-Grossense).
Serra Branca vence o Confiança-PB por 2 a 0 e reassume a ponta de cima da tabela geRead More


