Análise: Cruzeiro é o melhor geral, mas campanha não retrata início de ano, e time precisa evoluir
URT 1 x 2 Cruzeiro | Melhores momentos | 8ª rodada | Campeonato Mineiro 2026
Um gol logo aos dois minutos do primeiro tempo assustou o Cruzeiro. A URT teve passe livre para abrir o placar, mas o impedimento marcado salvou a Raposa de começar a partida em desvantagem. Foi o despertar para o time reagir na partida, vencer por 2 a 1 e garantir a vaga na semifinal. Apesar da vitória, o desempenho ainda está distante do ideal.
+ ✅ Clique aqui e siga o canal da torcida do Cruzeiro no WhatsApp!
“A gente espera ver evolução”, afirma Fernanda após classificação | A Voz da Torcida
Mais notícias do Cruzeiro
Tite celebra evolução do Cruzeiro em meio à pressão: “Vitória acompanhada de desempenho”
Atuações do Cruzeiro: Gerson e Matheus Pereira aproveitam espaços, e volante é expulso; veja notas
Confira todos os reforços contratados pelo Cruzeiro para 2026
O Cruzeiro entrou em campo com algumas mudanças. Na defesa, Villalba voltou a ser titular. Com ele em campo, a Raposa ganhou nas saídas de bola. O jogador se destaca pelos lançamentos com qualidade e toques precisos. Com ele em campo, o Cruzeiro não sofreu gols nesse sábado.
William também retornou ao time como titular. Após vaias no Mineirão na partida contra o Coritiba, o jogador ficou fora dos dois últimos jogos, mas retornou ao posto. Teve um início de jogo com dificuldades, muitos erros de passe, mas acabou calibrando o pé no segundo gol do Cruzeiro. O lateral acertou o lançamento para Arroyo acelerar e marcar.
Arroyo Cruzeiro
Gustavo Aleixo/ Cruzeiro
Gerson teve destaque, junto com Matheus Pereira. Os dois foram os que mais atuaram em busca do gol. Muitas trocas de passes renderam bons lances. O primeiro gol do Cruzeiro saiu justamente de uma tentativa de finalização de Pereira em que Gerson pegou o rebote e tocou para Kaio Jorge marcar.
No segundo tempo, mais uma vez, o jogo mudou de figura. O Cruzeiro iniciou com a um menos depois da expulsão de Matheus Henrique e passou a sofrer pressão da URT. A defesa começou a ter dificuldades para afastar a bola, e o ataque não conseguiu segurar a posse. Romero entrou para recompor a marcação e foi peça importante para segurar o time adversário.
A URT acabou perdendo um jogador, e o Cruzeiro passou a ter mais posse e retomou o domínio. Mas, em boa parte do segundo tempo, o domínio foi sem objetividade. O time trocava bastante passes no campo de defesa, tentava lançamentos longos e parava nas tentativas de cruzamento de Wanderson.
Jogadores do Cruzeiro comemoram gol
Gustavo Aleixo/ Cruzeiro
O futebol apresentado nesse momento foi longe do ideal. O time desacelerou tanto a ponto de tomar um gol aos 54 minutos. A defesa falhou ao deixar o adversário livre na pequena área para apenas empurrar para dentro do gol. Um apagão geral do setor defensivo, que só olhou a bola sendo lançada.
O time teve a melhor campanha da primeira fase, com 15 pontos e cinco vitórias. Mas, ainda assim, correu risco de eliminação até a última rodada. Teve desempenho abaixo do esperado em quase todas as partidas da primeira fase. Contra Uberlândia e América, mostrou o que pode ser a temporada, mas, sem constância, não conseguiu repetir.
A equipe precisa mostrar mais. Mais criatividade no meio campo, mais vigor físico na segunda etapa e mais atenção durante todo o jogo. Assim, e somente desta forma, o Cruzeiro poderá ter alguma evolução.
A próxima semana será apenas de treinos. O Cruzeiro terá tempo e tranquilidade para finalmente mostrar ao seu torcedor um jogo que brilhe mais os olhos.
Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no sportv
r
🎧 Ouça o podcast ge Cruzeiro 🎧 geRead More


