Lucas Pinheiro derrubou favoritismo de suíço fenômeno para levar ouro inédito
É OURO! Lucas Pinheiro vence no slalom gigante
O brasileiro Lucas Pinheiro Braathen fez história ao conquistar o ouro inédito no slalom gigante dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026, neste sábado (14). Além de ser uma medalha inédita, a façanha ganha ainda mais peso se considerar o principal adversário superado: o suíço Marco Odermatt, que defendia o título olímpico após fazer um ciclo hegemônico.
Aos 28 anos de idade, Odermatt já é considerado um dos grandes nomes da história do esqui alpino. Em seu currículo, ele tem um ouro em Pequim-2022, três títulos mundiais, 53 vitórias em etapas de Copa do Mundo e 13 Globos de Cristal (prêmio dado ao campeão geral da temporada), se destacando em três disciplinas, incluindo o slalom gigante.
Lucas Pinheiro no pódio com suíços Marco Odermatt e Loic Meillard
Mine Kasapoglu/Anadolu via Getty Images
+ Brasil se torna o terceiro país do Hemisfério Sul a conquistar medalha olímpica de inverno
+ Atriz Isadora Cruz estudou hino com o namorado Lucas Pinheiro: “Ele tem paixão pelo Brasil”
+ Lucas se emociona com medalha de ouro e revela drama na segunda descida: “Foi uma guerra”
No ciclo até Milão-Cortina, Odermatt ganhou praticamente tudo. Venceu 23 das 33 etapas de Copa do Mundo disputadas no slalom gigante, conquistou um título mundial e foi quatro vezes seguida campeão do circuito mundial. Na temporada atual, ele vinha mantendo o alto nível, ganhando quatro das sete provas realizadas e liderando o ranking.
Foi nesse cenário que Lucas brilhou. Número dois do mundo no slalom gigante, o brasileiro de 25 anos chegou à Olimpíada embalado por três medalhas de prata em etapas de Copa do Mundo nesta temporada.
Marco Odermatt em ação no esqui alpino dos Jogos Olímpicos de Inverno
Alexis Boichard/Agence Zoom/Getty Images
Em Bormio, ele foi o primeiro a descer a pista e assumiu a liderança com 1min13s92, abrindo quase um segundo de vantagem sobre Odermatt. Na segunda descida, o suíço chegou a ocupar provisoriamente o primeiro lugar, mas Lucas respondeu com uma ótima perfomance e fechou a prova com o tempo somado de 2min25s00, garantindo o ouro inédito para o Brasil. Ele ficou 0s58 a frente de Odermatt, que levou a prata. O bronze ficou com o também suíço Loic Meillard.
Filho de pai norueguês e mãe brasileira, Lucas ainda disputará o slalom, sua especialidade, na próxima segunda-feira (16), a partir das 6h (horário de Brasília). Desta vez, porém, ele não terá a concorrência de Odermatt.
Lucas Pinheiro na segunda descida do slalom gigante das Olimpíadas de Inverno
Reuters
O suíço encerrou sua segunda participação olímpica com três medalhas em Milão-Cortina, mas sem nenhum ouro – mesmo tendo chegado na Olimpíada como o número um do mundo em todas as provas que disputou. Odermatt foi prata no slalom gigante e na disputa por equipes combinadas, além de conquistar um bronze no Super-G. No downhill, terminou na quarta colocação. geRead More


