RÁDIO BPA

TV BPA

Promessa de 16 anos que jogará o Rio Open ganha elogios de João Fonseca: “Vai fazer um estrago”

Promessa de 16 anos que jogará o Rio Open ganha elogios de João Fonseca: “Vai fazer um estrago”

Tenista Guto Miguel se prepara para o maior desafio da carreira
Nem de longe Luis Augusto Miguel poderia prever as emoções que viveria depois do US Open de 2025, quando alcançou as semifinais da versão juvenil do Grand Slam. De lá para cá, o tenista de 16 anos treinou com Novak Djokovic, recebeu convite para a chave principal de simples do Rio Open e ainda ganhou elogios de João Fonseca, sensação do tênis brasileiro.
A partir desta terça-feira (16), Guto estará na disputa de simples do Rio Open, maior torneio da carreira. O tenista havia recebido um convite para jogar o qualifying do ATP 500 do Rio, mas garantiu vaga na chave principal após a desistência do francês Gael Monfils. Na estreia em terras cariocas, o jovem de 16 anos vai encarar o lituano Vilius Gaubas, número 126 do mundo.
+ Para ex-técnico de Serena, pressão “louca” atrapalha evolução de João Fonseca
+ João Fonseca estreia contra Thiago Monteiro na chave de simples do Rio Open
+ Rio Open terá número recorde de seis brasileiros na chave principal de simples
Guto Miguel recebe convite para o qualifying do Rio Open
João Pires/Fotojump
Assim como João Fonseca, que recebeu seu primeiro convite para jogar o Rio Open aos 16 anos, Guto vai estrear no maior ATP da América Latina como o mais jovem da chave principal. Com muitas semelhanças em suas trajetórias, o tenista goiano chamou a atenção do carioca, que não poupou elogios para o jovem talento.
– O Guto tem o jogo muito completo. Ele já esteve aqui (no Rio de Janeiro) com a gente, por duas semanas. Conseguimos conversar um pouco. É um bom menino, tem a evoluir, mas com certeza mostra futuro. Está jogando muito bom tênis. Ele é novo ainda, então, vai fazer um bom estrago aí nesses próximos torneios, com certeza – avaliou João Fonseca, em entrevista ao ge.
+ Rafael Matos e Orlando Luz são campeões de duplas do ATP 250 de Buenos Aires
+ João Fonseca celebra parceria com Marcelo Melo no Rio Open: “Tenho muito para aprender”
+ Rio Open pode ter mudanças nas próximas edições, admite diretor
Djokovic e Guto no Australian Open
Reprodução/X
Atual 3º colocado do ranking mundial juvenil, Guto já soma seis títulos de simples, como o J500 de Mérida, no México, e três de duplas no circuito. Já no profissional, conquistou seu primeiro ponto no ranking da ATP em julho de 2025, no Future de São Paulo. É o número 1.593 da ATP.
Com apenas 16 anos, Guto encarou uma verdadeira virada de chave no ano passado. Além de ter disputado os quatro Grand Slams juvenis, chegou à semifinal do US Open. Foi justamente o resultado nos Estados Unidos que colocou o tenista no terceiro lugar do ranking mundial.
– (Estar em Grand Slams) Serviu para eu ver que preciso evoluir bastante, tenho que treinar muito. E foi isso que fiz. No final do ano, colhi um pouco desses frutos, fiz meu melhor resultado na carreira juvenil, no US Open – contou Guto.
Ao contrário do que se espera em um início de carreira, o adolescente recebeu convite para treinar com Novak Djokovic, ex-número 1 do mundo, durante o Australian Open deste ano. O tenista goiano foi tão bem, que o convite se repetiu no dia seguinte.
+ Veja mais notícias relacionadas ao tênis
Guto Miguel treina com Djokovic no Australian Open juvenil
– No começo, bateu um friozinho na barriga, né? Tentei dar meu melhor ali para fazer um bom treino com o Djokovic. Foi uma experiência incrível para mim. No final, a gente conversou um pouco. Eu pedi uns conselhos, a gente falou bastante da parte mental. Ele me deu umas dicas aqui, outras ali, acho que foi bem legal – lembrou o jovem tenista.
Além de ter jogado com um de seus ídolos, Guto encerrou sua participação no Australian Open Juvenil chegando às quartas de final do torneio. Agora, resta esperar para ver o desempenho do adolescente na estreia no maior desafio da carreira até o momento: a chave principal do Rio Open.
Guto também tentou uma vaga na disputa de duplas do ATP 500 do Rio. Ao lado do compatriota Gustavo Heide, chegou à final do qualifying, mas foi derrotado pelo holandês Jean-Julien Rojer e pelo colombiano Gonzalo Escobar. A partida teve placar de 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 5/7 e 1/10. geRead More