RÁDIO BPA

TV BPA

República Tcheca garante primeira vitória no curling masculino com jogadaça no último lance

República Tcheca garante primeira vitória no curling masculino com jogadaça no último lance

República Tcheca vence a Alemanha com ponto incrível no final no curling
A equipe masculina de curling da República Tcheca conquistou sua primeira vitória nas Olimpíadas de Inverno 2026 nesta terça-feira. Em partida realizada no Estádio Olímpico de Curling de Cortina, os tchecos enfrentaram a seleção alemã, aproveitaram a posse do martelo no último end e venceram a partida por 9 a 7. Veja a última jogada no vídeo acima.
Quadro de Medalhas das Olimpíadas de Inverno 2026 em Milão
Jogador francês é expulso dos Jogos Olímpicos de Inverno após briga em partida de hóquei
Decisão feminina do snowboard slopestyle é adiada em Milão-Cortina
República Tcheca conquista a primeira vitória no curling masculino
REUTERS/Issei Kato
Antes de vencer a Alemanha, os tchecos perderam para os Estados Unidos, Suíça, Noruega, Grã-Bretanha, Itália e Canadá.
A seleção alemã foi a primeira a marcar na partida e permaneceu em vantagem por mais da metade do jogo. No sétimo end os tchecos empataram, e pularam à frente no placar na parcial seguinte. No penúltimo end do jogo, no entanto, os alemães voltaram a ter a vantagem – desta vez de um ponto.
No décimo e último end, a seleção da República Tcheca aproveitou a posse do martelo para conquistar o primeiro resultado positivo na competição. Com a responsabilidade de tirar a pedra alemã da zona de pontuação, Lukas Klima fez o último lançamento da partida na direção correta, tirou a pedra alemã da zona de pontuação na partida e garantiu mais três pontos para a sua equipe, virando a partida e vencendo por 9 a 7. Na quarta-feira (18), os tchecos enfrentam a China às 10h05 (de Brasília).
Regras do curling
Conheça o curling, esporte que estará nas Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina
Uma partida no curling é chamada de “ends”. A cada pedra melhor posicionada – em comparação ao melhor lançamento da equipe adversária – um ponto é anotado. No jogo por equipes, são 10 “ends”, em que cada time tem direito a oito lançamentos de pedras. Já nas duplas, são oito “ends” e cinco possibilidades de lançar a pedra a cada rodada.
A pontuação final é calculada após todas as pedras terem sido lançadas, e a equipe com mais pontos vence. Durante a disputa, os jogadores – chamados de curlers – utilizam vassouras feitas com fibras de carbono para controlar o deslizamento da pedra e, se houver, dúvidas de qual se aproximou mais do alvo é utilizado um compasso.
A estratégia do martelo
A cada “end” uma equipe recebe uma vantagem: lançar a última pedra daquela rodada, já que o time adversário não terá como responder este lançamento. Esse benefício é chamado de martelo.
O primeiro a ser contemplado surge do processo chamado de Last Stone Draw (LSD) – “Última Pedrada”. Antes de a partida começar, dois jogadores de cada time realizam um lançamento cada em direção ao alvo. O time com a menor média de distância em relação ao centro do alvo ganha o primeiro martelo. geRead More