Resistente e único: entenda a origem do granito e como são feitas as pedras do curling
Conheça o Curling, esporte que mistura técnica, precisão e trabalho em equipe
As especificidades do “xadrez no gelo” vão além das regras. Um dos aspectos únicos do curling tem a ver com o material usado na confecção das pedras, um dos objetos mais característicos desta prática esportiva. É na pequena ilha de Ailsa Craig – desabitada e com 3,2km de circunferência – onde está um dos granitos mais puros, refinados e resistentes do mundo. Este local foi formado por erupções vulcânicas, e fica próximo à costa oeste da Escócia, mesmo lugar onde a modalidade surgiu no século XVI.
O refinamento e firmeza do material de cerca de 60 milhões de anos está ligado aos minerais presentes na composição, resultado do resfriamento e solidificação de magma. Essa resistência é o que permite que o polimento seja feito até que a superfície fique lisa o suficiente para deslizar, além de garantir que não quebre com as colisões, nem seja prejudicada pelas condições úmidas do gelo.
Ilha Ailsa Craig abriga um dos granitos mais puros, refinados e resistentes do mundo
Divulgação
– A maioria dos granitos tem química muito semelhante e tendem a formar muitos cristais de quartzo e feldspato relativamente grandes. Essa textura obviamente não é muito boa para pedras de curling – explicou à CNN o analista geológico dos Museus Nacionais da Escócia, Bob Gooday. Ele explicou que pedras grossas com cristais grandes lascam e fraturam facilmente quando acontece o contato.
Gooday explica que o granito presente na ilha tem “uma química um pouco estranha e incomum”, com teor extremamente baixo de alumínio e elevada presença minerais raros ricos em sódio e ferro, o que não é comum.
+ Curling: conheça regras e curiosidades sobre pedra, martelo, vassoura e sapatos utilizados
+ Ucraniano é desclassificado dos Jogos por utilizar capacete com homenagem a mortos na guerra
+ Sul-coreana de 17 anos sofre duas quedas, se recupera e bate bicampeã olímpica no snowboard
+ Conheça o patinador que perdeu os pais para a Covid, fugiu da guerra na Ucrânia e foi adotado na Letônia
República Tcheca vence a Alemanha com ponto incrível no final no curling
Uma curiosidade do processo de fabricação do acessório é que a curvatura é especialmente preparada com gotas de água congeladas que criam “pedrinhas” na camada de gelo, minimizando o atrito. A textura de pedrinhas reduz o contato da área de superfície e impede que a pedra pesada grude, permitindo que ela deslize mais facilmente no gelo.
Confecção da pedra utilizada no curling
Jeff J Mitchell/Getty Images
Três tipos de granito em uma mesma pedra
Cabe a empresa Kays of Scotland produzir à mão a pedra que tem tamanhos padronizados: pesa entre 17,24 kg e 19,96 kg – contando o corpo e a alça – e com altura de não menos que 114mm. São cerca de 2.500 pedras por ano para 77 países.
A ilha onde o granito encontra-se abrigou um castelo do século 16, uma prisão nos séculos 18 e 19 e, mais recentemente, tornou-se um santuário de pássaros com uma grande variedade de espécies, como gansos, papagaios-do-mar e gaivotas.
“Red hone”, “blue hone” e “common green” são os tipos de granitos presentes na ilha Ailsa Craig
Museu Nacional da Escócia
Neste mesmo território existem três variedades de granito, todos presentes na pedra. O “red hone” é um “blue hone” que foi manchado por materiais de ferro. O “common green” é usado para criar o corpo, enquanto o “blue hone” é então encaixada nela a fim de ser a parte da pedra que tem contato com o gelo. Este último possui baixa porosidade e permeabilidade, o que significa que a água não penetra tão facilmente na pedra. É esta característica que traz a durabilidade do acessório.
Alguns praticantes do esporte até tentaram substituir o “blue hone” por cerâmica, mas este material perde a textura rapidamente, o que dificulta o deslize. Até hoje, somente estes produtos foram utilizados para confeccionar as pedras utilizadas em jogos olímpicos.
Dupla mista da Suécia conquista o ouro no curling geRead More


