RÁDIO BPA

TV BPA

Banco Central decreta liquidação do Banco Pleno, que fazia parte do Master

Banco Central decreta liquidação do Banco Pleno, que fazia parte do Master

 Banco Central lança ferramenta que impede abertura de contas sem a autorização do titular
Jornal Nacional/ Reprodução
O Banco Central do Brasil decretou nesta quarta-feira (18) a liquidação extrajudicial do Banco Pleno S.A. e estendeu o regime à Pleno Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A., empresas que faziam parte do mesmo conglomerado financeiro.
As instituições faziam parte do grupo do Banco Master e foram vendidas no segundo semestre do ano passado a Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro.
Segundo o BC, o grupo era de pequeno porte, classificado no segmento S4 da regulação prudencial, com o Banco Pleno como instituição líder.
“O Banco Central continuará tomando todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades nos termos de suas competências legais. O resultado das apurações poderá levar à aplicação de medidas sancionadoras de caráter administrativo e a comunicações às autoridades competentes, observadas as disposições legais aplicáveis. Nos termos da lei, ficam indisponíveis os bens dos controladores e dos administradores da instituição objeto da liquidação decretada”, diz a nota do Banco Central.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O conglomerado tinha participação reduzida no sistema financeiro, com cerca de 0,04% dos ativos totais e 0,05% das captações.
De acordo com o Banco Central, a medida foi tomada após o agravamento da situação econômico-financeira da instituição, com piora na liquidez, além de descumprimento de normas e de determinações do próprio órgão regulador.
O BC informou que seguirá apurando responsabilidades. As investigações podem resultar em sanções administrativas e no envio de informações a outras autoridades, conforme prevê a lei.
Com a liquidação, os bens dos controladores e administradores ficam indisponíveis, como determina a legislação.g1 > EconomiaRead More