RÁDIO BPA

TV BPA

De clube inativo a estreante na Copa do Brasil: conheça o Santa Catarina

De clube inativo a estreante na Copa do Brasil: conheça o Santa Catarina

A maior edição da Copa do Brasil de todos os tempos! 🏆
O Santa Catarina, de Rio do Sul (SC), é um clube que vem se destacando no cenário estadual, com sólidas campanhas no Campeonato Catarinense e uma impressionante força dentro de casa. Mas, antes desse sucesso recente, a equipe viveu como “andarilho da bola” e ficou inativa por alguns anos.
O confronto contra o IAPE, pela Copa do Brasil, acontece no estádio Alfredo João Krieck, nesta quarta-feira, às 20h (de Brasília), e marca a estreia da equipe em uma competição nacional.
Elenco do Santa Catarina em frente a arquibancada do Alfredo João Krieck, em Rio do Sul
Rolf Jr./SCC
A Águia do Vale nasceu em 11 de dezembro de 1998, em Blumenau, e jogou na cidade nos dois anos seguintes. Em 2002, mudou-se para Navegantes e disputou a segunda divisão estadual por lá.
Após anos sem participar de competições, o Santa Catarina retornou em 2008 para disputar a Série C do Catarinense, representando a cidade de São Francisco do Sul, mas mandando os jogos no estádio Ernestão, em Joinville.
O clube voltou a ficar inativo e retornou em 2015, desta vez jogando em Imbituba. No ano seguinte, disputou o primeiro turno da última divisão estadual, mas sofreu dois WOs e foi desclassificado.
Conforme o próprio Santa Catarina, a reconstrução ganhou consistência a partir de 2019, com novos projetos esportivos. Em 2022, o movimento ganhou um novo impulso: o clube retornou ao cenário profissional em parceria com o Rio do Sul Futebol Clube e a Prefeitura de Rio do Sul. Com isso, firmou-se na cidade do Alto Vale do Itajaí.
Santa Catarina foi campeão da Série C do Catarinense 2022
Divulgação / FCF
Após 19 anos, o futebol profissional voltou ao estádio Alfredo João Krieck, culminando na conquista da Série C do Campeonato Catarinense. Em 2024, a Águia do Vale foi vice-campeã da segunda divisão estadual e garantiu acesso à elite de Santa Catarina.
No ano passado, a Águia mostrou a força que encontrou em Rio do Sul. A equipe chegou até a semifinal do estadual e só foi eliminada nos pênaltis pelo Avaí. O estádio esteve sempre cheio, com a torcida fazendo uma grande festa.
Com a terceira colocação no Catarinense, o clube conquistou vagas na Copa do Brasil e na Série D deste ano — será a primeira vez que o clube e a cidade de Rio do Sul disputarão competições nacionais.
Santa Catarina x Figueirense, no Alfredo João Krieck – Catarinense 2025
Divulgação/Santa Catarina
— Todos que apoiam o Santa Catarina merecem viver conosco esse orgulho de estrear em uma competição nacional dentro da nossa casa. Deus tem sido maravilhoso conosco, e continuaremos trabalhando com seriedade, organização e planejamento para que o clube siga alçando grandes voos — afirmou o presidente do Santa Catarina, Anilto Hegen.
Neste ano, a equipe fez a melhor campanha da primeira fase do Campeonato Catarinense, mas foi eliminada nas quartas de final pelo Barra. O grande destaque foi a manutenção de nove dos 11 titulares da temporada passada. Apenas Gui Lobo e De Paula não permaneceram no elenco.
Aposta em atletas da várzea
Em 2025, o clube também ficou conhecido por valorizar atletas do futebol amador, como o meia Gabriel Mendes, o “01 da Várzea”, e o meio-campista Gui Lobo, que se tornou a primeira venda da história do Santa Catarina ao se transferir para o Criciúma após o estadual.
Mendes foi contratado pelo Avaí, mas não se adaptou e disputou apenas nove jogos pelo clube. Com isso, retornou ao futebol amador de São Paulo, antes de ser contratado novamente pelo Santa Catarina para 2026.
Mendes, meio-campista do Santa Catarina no empate contra o Figueirense
Rolf Jr/Santa Catarina
Força em casa
O palco da partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil é acanhado, com capacidade para menos de 3 mil espectadores, mas é uma das “armas” da equipe, que chegou a ficar quatro anos e 33 jogos invicta em casa.
As únicas derrotas no período recente foram para o Barra e para o Avaí, nas duas últimas partidas disputadas no local.
Estádio Alfredo João Krieck para Santa Catarina x Brusque pela 9ª rodada do Catarinense 2025
Rolf Jr/Santa Catarina
Além das competições nacionais, o Santa também disputa a Taça Acesc, torneio paralelo ao estadual, no qual perdeu o jogo de ida para o Leão da Ilha, que vale vaga na Copa do Brasil.
— Em 2022, tudo parecia apenas um sonho. Anos depois, nossa cidade tem de volta o futebol profissional, a alegria e a paixão que sempre moveram as arquibancadas do Alfredão. Hoje, quatro anos depois do “sim coletivo”, seguimos fazendo história — destacou o presidente.
*Marlos Glatz é repórter da NSC TV
Mais notícias do esporte catarinense no ge.globo/sc geRead More