RÁDIO BPA

TV BPA

Análise: dia de boas notícias para Mercedes e evolução da Audi no Bahrein

Análise: dia de boas notícias para Mercedes e evolução da Audi no Bahrein

Rodrigo França analisa dia de boas notícias para a Mercedes na F1 2026
A primeira grande disputa da F1 está acontecendo nos bastidores e teve um importante capítulo anunciado nesta quarta-feira, primeiro dia da segunda e última semana de testes de pré-temporada no Bahrein. A FIA divulgou que, num prazo máximo de dez dias (ou seja, antes do GP da Austrália), haverá a votação para modificar a regra de medição da taxa de compressão dos motores.
Acesse o canal de automobilismo do ge no WhatsApp
Russell lidera 1º dia em 2ª rodada de testes
George Russell liderou dia 1 da segunda rodada de testes da F1, em 2026, no Bahrein
Peter Fox/Getty Images
Se aprovada a mudança (passando também a ser feita com o carro “aquecido”), a Mercedes perderia um diferencial, precisando readequar seus motores. Mas este problema para a equipe e suas clientes (Williams, McLaren e Alpine) só aconteceria a partir de 1 de agosto, podendo assim tornar usar esta vantagem até o 13º GP do ano, na Hungria.
Toto Wolff fez questão de, na semana passada, dizer que este item traria “poucos cavalos extras” de potência. Já James Vowles, da Williams (e que por anos trabalhou na Mercedes), minimizou a polêmica dizendo que se trata apenas de “barulho”. No paddock, no entanto, especula-se que a vantagem poderia trazer até três décimos de segundo por volta, uma diferença enorme na F1.
Toto Wolff, chefe da Mercedes na F1
Hamad I Mohammed/Reuters
Em qualquer cenário, o tempo de adaptação de mais de cinco meses acaba reforçando o status de favorita da Mercedes nas primeiras corridas do ano. Por outro lado, este tempo deve dificultar as concorrente de investir em algo semelhante – há quem diga que a Red Bull Ford trocou de lado nesta briga justamente por não ter extraído tanta vantagem deste artifício, preferindo assim se juntar aos opositores.
Nesta quarta-feira, no Bahrein, a Mercedes novamente liderou os tempos do dia, com George Russell marcando 1min33s459, seguido por outro carro com motor Mercedes, a McLaren de Oscar Piastri, que ficou a apenas um centésimo do melhor tempo.
Vale reforçar, como sempre, que estes tempos não são significativos, já que não se sabe a configuração do carro, quantidade de combustível etc. Mas também não é coincidência que até aqui em todas as sessões estes dois times estejam sempre na frente.
Ferrari de Charles Leclerc na primeira semana de testes da F1 2026, no Bahrein
Alessio Morgese/NurPhoto via Getty Images
O mesmo pode ser dito da Ferrari (Leclerc ficou em terceiro hoje mesmo andando só na parte da manhã, quando a pista está mais lenta) e da Red Bull quando Max Verstappen está na pista. Quem das quatro grandes está à frente ainda é difícil apontar, mas é inegável que elas abriram uma distância em relação aos demais times.
Entre as “melhores” deste segundo pelotão, a Williams mostrou bastante evolução em relação aos primeiros dias no Bahrein na semana passada. Faz sentido, já que o time chegou sem ter testado em Barcelona e, com motor Mercedes, tende a andar mais próximo dos quatro melhores times.
A Audi de Gabriel Bortoleto também se destacou: apesar de ficar a 1s8 de Russell, o brasileiro teve o treino com mais voltas completadas em 2026 até aqui. Na entrevista após a sessão, destacou a produtividade e o bom aprendizado nesta quarta-feira no Bahrein. É exatamente isso que ele, Nico Hulkenberg e todo time da Audi precisam fazer.
Bortoleto na pista durante a pré-temporada no Bahrein
Hamad I Mohammed/Reuters
A luta pelo top-10 nas primeiras corridas do ano parece um cenário desafiador por enquanto, mas a rápida evolução do time, contando com a longa tradição da Audi em automobilismo de ponta, pode fazer com que 2026 termine de forma bem mais positiva do que a própria equipe espera. O nível de competitividade do final de janeiro, em Barcelona, para a pré-temporada no Bahrein é impressionante.
Ainda assim, o momento exige que o torcedor segure a expectativa. Mas é ótimo ver que, com esta evolução em cada dia de treino, Bortoleto e Audi estão no caminho certo em 2026.
O sportv3 fará a transmissão das atividades: o canal mostra ao vivo a segunda sessão de cada dia, das 9h às 13h (de Brasília). Além de cobrir os resultados na íntegra, o ge.globo também acompanhará em tempo real.
Perfil Rodrigo França
Infoesporte geRead More