RÁDIO BPA

TV BPA

Semifinais do PE definem vagas na Copa do Nordeste 2027; confira maiores representantes do estado

Semifinais do PE definem vagas na Copa do Nordeste 2027; confira maiores representantes do estado

As últimas sobre Náutico x Santa Cruz, pela semifinal do Pernambucano
A final do Campeonato Pernambucano 2026 será definida neste fim de semana. Além da chance de conquistar o título estadual, uma classificação para a decisão garante vaga na Copa do Nordeste da próxima temporada. Náutico, Retrô, Santa Cruz e Sport seguem vivos na disputa.
Sport se pronuncia sobre parecer da PGR favorável ao Flamengo pelo Brasileiro de 87
Atualmente, Pernambuco tem direito a duas vagas no Nordestão. Em 2026, Sport e Retrô – campeão e vice do último estadual – representam o estado. Se o formato não sofrer alterações, os finalistas da atual edição participam do torneio regional no ano que vem.
Sport foi campeão da Copa do Nordeste em 2014
Aldo Carneiro / Pernambuco Press
Entre os clubes do estado, o Sport é o que tem mais títulos: três (1994, 2000 e 2014). O Santa Cruz levantou a taça uma vez, em 2016. Nenhum outro time pernambucano conseguiu vencer o torneio regional.
O Leão também é o pernambucano que mais participou da Copa do Nordeste: 20 vezes. Porto, de Caruaru, e Salgueiro, são os únicos times do interior que estiveram presentes na fase de grupos do campeonato.
As seminais do Campeonato Pernambucano 2026 estão divididas em eliminatórias entre Sport x Retrô e Náutico x Santa Cruz. Nas partidas de ida, Leão e Timbu venceram por 1 a 0 e abriram vantagem.
Atual campeão estadual, o rubro-negro encara a Fênix neste sábado, enquanto um novo Clássico das Emoções está previsto para o domingo. As partidas das finais estão marcadas para dia 1º e 8 de março.
Santa Cruz x Náutico, Arena de Pernambuco
Marlon Costa/Agif
Participações dos times pernambucanos na Copa do Nordeste:
Sport – 20 vezes (três títulos)
Santa Cruz – 16 vezes (um título)
Náutico – 16 vezes (nenhum título)
Salgueiro – cinco vezes (nenhum título)
Retrô – quatro vezes (nenhum título)
Central – quatro vezes (nunca chegou na fase de grupos)
Porto – uma vez (nenhum título). geRead More