Eric Faria critica resposta de Filipe Luís sobre caso Vini Jr: “Muito decepcionante”
Eric Faria critica resposta de Filipe Luís sobre caso Vini Jr: “Muito decepcionante”
As declarações de Filipe Luís sobre o caso Vini Jr, na passagem do Flamengo pela Argentina para enfrentar o Lanús na Recopa Sul-Americana, repercutiram negativamente na torcida e na imprensa. Durante o programa “seleção sportv” desta sexta-feira, o comentarista Eric Faria criticou a postura do técnico rubro-negro (veja no vídeo acima):
“Pior do que o desempenho do Flamengo foi o desempenho do Filipe Luís em duas entrevistas ontem, antes e depois do jogo. É muito maior do que o futebol. Uma derrota acontece, mas você não pode se omitir de um tema tão importante e tão presente na vida da sociedade. O Filipe foi muito decepcionante com as palavras quando ele se referiu ao caso de racismo contra o Vini Jr. Antes do jogo foi feita a ele uma pergunta, e ele meio que lavou as mãos, dizendo que não tinha como julgar porque ia ficar uma palavra do Prestianni e a palavra do Vini Jr. Nesses casos claramente a gente precisa credibilizar a vítima. A reação do Vini Jr e toda a reação do entorno ali, essas reações todas mostram que não dá para ficar neutro nessa história. E o lado que se tem que ficar a gente sabe muito bem qual é, o lado do Vini Jr.
Depois do jogo, ele foi perguntado sobre como ele se sente na Argentina, e o Filipe mais uma vez foi muito brando na resposta. Disse que se sente muito bem na Argentina, e acho que não é certo a gente generalizar, não é a Argentina, mas dizer que é um caso isolado também não é verdade. A gente tem mostrado inúmeros casos de racismo contra brasileiros nas arquibancadas argentinas, tantos e tantos torcedores e atletas brasileiros são insultados com imitação de macaco, com banana. Não é isolado e não é de agora. O Filipe tem uma voz importante no futebol, ele deveria e teve a chance de ter se posicionado como brasileiro, como técnico de futebol e como ex-atleta. Pode ser que o Flamengo inverta o resultado ou não, eu sei que é importante para o torcedor conquistar esse título, mas ontem a derrota foi fora de campo”.
+ Filipe Luís comenta caso Vini Jr: “Prestianni não deveria ter tapado a boca, é palavra de um contra de outro”
Filipe Luís comenta caso Vini Jr: “Não influencia no que penso sobre a Argentina”
Vini Jr denunciou ter sido vítima de um ato de racismo cometido pelo argentino Gianluca Prestianni durante a vitória do Real Madrid por 1 a 0 sobre o Benfica, na terça-feira, pela Champions League. Prestianni tapou a boca com a camisa enquanto falava com o jogador brasileiro. O técnico do Flamengo disse ser uma situação de palavra de um contra de outro e, após a derrota por 1 a 0 para o Lanús, destacou que sempre foi bem recebido quando esteve na Argentina:
— É um tema muito mais delicado do que pensamos, um tema que envolve muitas coisas. Para mim é simples, ele (Prestianni) tapou a boca e não deveria ter tapado a boca para dizer o que deveria dizer, e isso gera toda essa revolta e agora é a palavra de um contra de outro. Isto é muito delicado e, se ele disse isso, tem de pagar. Mas repito, é a palavra de um contra de outro e não sou eu quem pode julgar — comentou Filipe Luís antes do jogo.
— Sobre Vinicius Junior, sempre fui muito bem tratado, a Argentina me encanta. Sou muito feliz aqui, muito bem recebido. Só tenho boas palavras para a Argentina. Um caso isolado como esse não influencia em nada do que penso sobre este país, que é tão lindo — completou o técnico em entrevista coletiva depois da partida.
Filipe Luís em Lanús x Flamengo
Rodrigo Valle/Reuters
A denúncia do atacante do Real Madrid ocorreu logo depois de ele marcar um golaço e abrir o placar no segundo tempo do confronto, no Estádio da Luz, em Lisboa. A comemoração de Vini Jr diante da bandeirinha de escanteio e perto de uma torcida organizada do Benfica, gerou reclamações dos jogadores adversários.
O cria do Flamengo se indignou com uma manifestação vinda da lateral do campo e fez uma denúncia de racismo por parte do argentino Gianluca Prestianni. O árbitro imediatamente acionou o protocolo antirracismo previsto pela Uefa e paralisou a partida.
Na quarta-feira, o Flamengo saiu em defesa de Vini Jr em uma postagem nas redes sociais:
— O que o Vini Jr vive não é só sobre futebol. Ali tem um garoto que sonhou, que lutou, que venceu muita coisa pra estar onde está. E dói ver alguém ser atacado simplesmente por ser quem é. A dança dele é alegria de verdade. É espontânea. É dele. Racismo não é parte do jogo. Machuca. E não pode ser normalizado. Vini, você não está sozinho. A gente sente, a gente apoia, a gente está com você — escreveu o Flamengo. geRead More


