RÁDIO BPA

TV BPA

João Fonseca fica distante de ser cabeça de chave em Indian wells após queda precoce no Rio Open

João Fonseca fica distante de ser cabeça de chave em Indian wells após queda precoce no Rio Open

João Fonseca 1 X 2 Ignacio Buse | Melhores momentos | Oitavas de final | Rio Open 2026
Sem nenhum tenista top 50 na chave, João Fonseca tinha um caminho, teoricamente, mais fácil para se tornar o primeiro campeão brasileiro da história do Rio Open nas disputas de simples. Nas oitavas de final, teve a chance de vencer o peruano Ignacio Buse, mas sofreu a derrota de virada e foi eliminado. Agora, depois de um início de temporada com resultados ruins e perdas de posições no ranking da ATP, o jovem tenista não deve ultrapassar o 37º lugar do mundo. Com isso, precisará contar com a sorte para ser cabeça de chave em Indian Wells, seu próximo compromisso no circuito.
+ João Fonseca mostra abatimento e lamenta perda de chances no Rio Open: “Bobagem da minha parte
+ João Fonseca e Marcelo Melo avançam à semifinal de duplas do Rio Open
+ João Fonseca leva virada, perde para peruano e cai nas oitavas de simples do Rio Open
João Fonseca disputa as oitavas de final do Rio Open, contra Ignacio Buse
André Durão
Três derrotas e apenas uma vitória. Esse foi o ano de João Fonseca até o momento nas disputas de simples. Depois de sofrer com uma lesão nas costas e desistir de dois torneios no início da temporada, perdeu nas estreias do Australian Open e de Buenos Aires – onde defendia o título. Chegou no Rio Open e conquistou sua primeira vitória sobre o compatriota Thiago Monteiro. Quando o momento parecia propício para ir mais longe no ATP 500 carioca, o tenista local foi derrotado de virada para Ignacio Buse, número 91 do ranking.
Agora, com a derrota precoce nas oitavas de final do Rio Open, João deve terminar o campeonato em 37º lugar do ranking, mas vai depender do resultado dos outros competidores. Etcheverry, Berrettini e Tabilo são os únicos que ainda podem ultrapassar o carioca se forem campeões no Rio de Janeiro.
João Fonseca é eliminado nas oitavas de simples do Rio Open
Como não disputará o torneio em Santiago, no Chile, na próxima semana, e participará de uma exibição em Las Vegas, João desperdiça a oportunidade de somar pontos no ranking da ATP e garantir vaga entre os 32 primeiros — grupo que entra como cabeça de chave em Indian Wells. Para entrar nesse grupo seleto, Fonseca precisa que cinco tenistas desistam do primeiro masters 1000 do ano, algo incomum de acontecer. Isso se o brasileiro seguir em 37º do mundo.
Vantagens de ser cabeça de chave nos torneios
Ser cabeça de chave em um Masters 1000 — como o Indian Wells — garante ao jogador uma estreia direta na segunda rodada. Isso porque os 32 melhores do ranking não disputam a primeira rodada do torneio. Além disso, o chaveamento protege os principais ranqueados de enfrentarem outros favoritos nas fases iniciais, reduzindo o risco de uma eliminação precoce.
João Fonseca x Jack Draper Indian Wells
Clive Brunskill/Getty Images
Um cabeça de chave número 20, por exemplo, não enfrenta o 1, 2, 3 ou 4 antes das oitavas (ou até quartas, dependendo da combinação). Caso João não tenha a sorte de contar com muitas desistências e entrar no top 32, ele poderá enfrentar Carlos Alcaraz, Novak Djokovic, Jannik Sinner ou outro grande nome já na segunda rodada.
No ano passado, Fonseca perdeu para Jack Draper, então 14º do ranking, na segunda rodada por 2 sets a 0, parciais 6/4 e 6/0.
João Fonseca ainda vai disputar as duplas no Rio Open
A eliminação na chave principal de simples não significa que João Fonseca esteja 100% fora do Rio Open. Ao lado do compatriota Marcelo Melo, o jovem avançou às semifinais de duplas do torneio. Voltará à quadra nesta sexta-feira (20), no último jogo da Quadra 1, contra os alemães Jakob Schnaitter e Mark Wallner (que eliminaram os brasileiros Guto Miguel e Gustavo Heide).
João Fonseca / Marcelo Melo 2 x 0 Gonzalez / Molteni | Melhores momentos | Rio Open geRead More