RÁDIO BPA

TV BPA

ISA anuncia sistema de classificação do surfe para as Olimpíadas de Los Angeles 2028

ISA anuncia sistema de classificação do surfe para as Olimpíadas de Los Angeles 2028

Brasil terá a maior delegação no surfe nos Jogos Olímpicos, disputado no Taiti
Entidade filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), a ISA (International Surfing Association) anunciou, nesta sexta-feira, o sistema de classificação do surfe para as Olimpíadas de Los Angeles 2028. A grande mudança fica por conta da qualificação via Circuito Mundial da WSL, que distribuirá cinco vagas por gênero e não mais 10 como em Paris 2024.
+ Tatiana Weston-Webb volta a surfar 15 dias após nascimento da filha
+ Gabriel Medina experimenta o snowboard numa das sedes das Olimpíadas de Inverno
+ John John Florence anuncia que não vai competir no Circuito Mundial da WSL em 2026
Gabriel Medina esperando ondas em Teahupoo, nos Jogos de Paris 2024
Ed Sloane/Pool via REUTERS
Ao todo serão 48 atletas competindo em Los Angeles, sendo 24 homens e 24 mulheres. Cada país segue podendo ter um máximo de três representantes por gênero. As vagas serão distribuídas individualmente, exceto a classificação via ISA Games 2026 e 2027, que premiará a qualificação por equipes.
O surfe dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 será realizado na onda de Lower Trestles, em San Clemente, na Califórnia. Confira a distribuição completa de vagas:
Circuito Mundial da WSL
O Circuito Mundial da WSL distribuirá cinco vagas masculinas e cinco femininas com limite de um surfista por país. O critério adotado será o ranking do CT até meados de 2028 (a ISA não estabeleceu uma data).
ISA Games
O ISA Games 2028 distribuirá 10 vagas por gênero com limite de um atleta por país. Já os ISA Games de 2026 e 2027 darão uma vaga por país às equipes de melhor desempenho.
Competições continentais
A ISA também contemplará os respectivos campeões continentais. As competições que fazem parte da corrida olímpica são: Jogos Asiáticos 2026 (uma vaga por gênero), Jogos Pan-Americanos 2027 (uma vaga por gênero), Campeonato Europeu 2027 (uma vaga por gênero) e ISA Games 2027 (uma vaga por gênero para África e Oceania, desde que o surfista esteja entre os 25 melhores do ranking). geRead More