ISA anuncia sistema de classificação do surfe para as Olimpíadas de Los Angeles 2028
Brasil terá a maior delegação no surfe nos Jogos Olímpicos, disputado no Taiti
Entidade filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), a ISA (International Surfing Association) anunciou, nesta sexta-feira, o sistema de classificação do surfe para as Olimpíadas de Los Angeles 2028. A grande mudança fica por conta da qualificação via Circuito Mundial da WSL, que distribuirá cinco vagas por gênero e não mais 10 como em Paris 2024.
+ Tatiana Weston-Webb volta a surfar 15 dias após nascimento da filha
+ Gabriel Medina experimenta o snowboard numa das sedes das Olimpíadas de Inverno
+ John John Florence anuncia que não vai competir no Circuito Mundial da WSL em 2026
Gabriel Medina esperando ondas em Teahupoo, nos Jogos de Paris 2024
Ed Sloane/Pool via REUTERS
Ao todo serão 48 atletas competindo em Los Angeles, sendo 24 homens e 24 mulheres. Cada país segue podendo ter um máximo de três representantes por gênero. As vagas serão distribuídas individualmente, exceto a classificação via ISA Games 2026 e 2027, que premiará a qualificação por equipes.
O surfe dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 será realizado na onda de Lower Trestles, em San Clemente, na Califórnia. Confira a distribuição completa de vagas:
Circuito Mundial da WSL
O Circuito Mundial da WSL distribuirá cinco vagas masculinas e cinco femininas com limite de um surfista por país. O critério adotado será o ranking do CT até meados de 2028 (a ISA não estabeleceu uma data).
ISA Games
O ISA Games 2028 distribuirá 10 vagas por gênero com limite de um atleta por país. Já os ISA Games de 2026 e 2027 darão uma vaga por país às equipes de melhor desempenho.
Competições continentais
A ISA também contemplará os respectivos campeões continentais. As competições que fazem parte da corrida olímpica são: Jogos Asiáticos 2026 (uma vaga por gênero), Jogos Pan-Americanos 2027 (uma vaga por gênero), Campeonato Europeu 2027 (uma vaga por gênero) e ISA Games 2027 (uma vaga por gênero para África e Oceania, desde que o surfista esteja entre os 25 melhores do ranking). geRead More


