Jogadores do Fluminense destacam pontos fortes do time e demonstram confiança por títulos em 2026
“Mudança de mentalidade”: Jéssica Maldonado explica nova postura do Fluminense em 2026
O Fluminense tem o melhor aproveitamento entre os clubes da Série A nestes dez primeiros jogos da temporada. O recorte inicial de 2026 indica um cenário positivo e reforça a sensação interna de que o time deu um passo à frente em relação ao ano passado.
Os resultados em campo refletem um discurso que já aparece nos bastidores. Em entrevista ao ge, o lateral-direito Guga destacou a evolução mental da equipe e apontou a mudança de postura como um dos principais fatores para o bom início.
Em 2025, o Fluminense bateu na trave em competições importantes. Foi eliminado pelo Chelsea na semifinal da Copa do Mundo de Clubes e caiu nos pênaltis para o Vasco na Copa do Brasil — adversário que reencontra neste domingo. Neste ano, a equipe levantou a Taça Guanabara, mas busca agora o título do Campeonato Carioca, algo que não acontece desde 2023.
Jogadores do Fluminense erguem da Taça Guanabara
MARINA GARCIA / FLUMINENSE F.C.
Segundo Guga, o amadurecimento veio principalmente da cobrança interna por regularidade:
—Acho que é a mentalidade do grupo. Amadurecemos muito do ano passado para cá, mais para o final do ano também. O Thiago Silva (que deixou o clube em dezembro) cobrava muito da gente, de termos constância a cada jogo porque fazíamos um jogo muito bem, difícil, conseguia um bom jogo… Depois, em um jogo teoricamente mais leve, a gente relaxava, achava que ganharia de qualquer maneira — analisou Guga.
— Nossa mentalidade foi mudando, e na reta final do ano tivemos essa mudança com a chegada da nova comissão técnica. Ele cobra muito isso. Independentemente do adversário, quem joga é o Fluminense. O grupo entendeu muito isso e conseguimos mostrar isso. Aa características do time não mudaram, mantemos o plano de jogo, DNA, identidade, e isso que está fazendo a diferença. Se queremos conquistar coisas grandes, temos que ter essa mentalidade, de dar o nosso melhor a cada jogo e estamos no caminho certo.
Zubeldía comenta possibilidade de título do Fluminense: “Temos elenco para brigar”
Reforços com “fome” e discurso de Libertadores
Além da mudança de mentalidade, Martinelli destacou o impacto dos reforços contratados para 2026. Para o volante, os recém-chegados trouxeram ambição renovada ao elenco.
Entre eles estão o zagueiro Jemmes, o lateral-esquerdo Guilherme Arana e o atacante Savarino — os dois últimos viveram temporadas vitoriosas por Atlético-MG e Botafogo. Cria de Xerém, Martinelli também ressaltou a influência de lideranças experientes no dia a dia, como Ganso, um dos remanescentes do título continental em 2023.
— Acho que alguns ficaram da última conquistas, mas chegou gente com muita sede de título e falando em Libertadores. É o sonho de todo jogador de futebol brasileiro. A gente sabe que é uma competição de tiro curto, com o primeiro objetivo sendo classificar, depois mata-mata, diferente dos dos pontos corridos.
Ganso comemora gol do Fluminense sobre o Bangu
André Durão
— Acho precisamos ter maturidade, saber jogar fora, saber jogar em casa, onde somos muito fortes. Mas trocaram alguns (jogadores da conquista de 2023) e o principal é que tem muita gente com fome de título. O Ganso fala isso, diariamente, antes de começar o treino: “vamos ganhar título esse ano”. Isso alimenta. E o Felipe Melo sempre falou (que precisamos): “sonhar, profetizar e realizar”. E temos que ter isso esse ano para trazer grandes conquistas — concluiu o camisa 8.
+ Compre já seus ingressos para os jogos do Fluminense
+ ✅Clique aqui para seguir o canal ge Fluminense no WhatsApp
🗞️ Leia mais notícias do Fluminense
🎧 Ouça o podcast ge Fluminense
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv geRead More


