Brasil fica em 19º no bobsled 4-man e tem melhor resultado em Olimpíadas de Inverno
Time brasileiro do bobsled 4-mam faz sua última descida nos Jogos de Inverno
O Brasil conseguiu o melhor resultado do bobsled 4-man (para quatro homens) em Olimpíadas de Inverno. Neste domingo, Edson Bindilatti, Davidson de Souza “Boka”, Rafael Souza e Luis Bacca repetiram o feito de Pequim 2022 e avançaram à descida final no Centro de Esportes de Trenó, em Cortina d’Ampezzo. O quarteto verde-amarelo subiu um degrau no ranking em relação aos Jogos da China e concluiu a prova na 19ª posição. A Alemanha ficou com o ouro e a prata, e a Suíça fechou o pódio.
+ Três trenós tombam no bobsled e descem pista de ponta cabeça; veja vídeos
+ Equipe da Noruega no curling usa tradicional calça quadriculada para homenagear atleta falecido
+ Resistente e único: entenda a origem do granito e como são feitas as pedras do curling
+ COB doa uniforme da abertura dos Jogos para Museu Olímpico e celebra feitos em Milão-Cortina
+ Jogadora dos EUA pede patinadora em casamento e conquista ouro no hóquei nas Olimpíadas de Inverno
+ Curling: conheça regras e curiosidades sobre pedra, martelo, vassoura e sapatos utilizados
Time brasileiro do bobsled 4-man avalia participação nos Jogos de Inverno
A descida final deste domingo marcou a despedida de Edson Bindilatti. O piloto esteve no trenó brasileiro nas seis ocasiões em que o país disputou as Olimpíadas de Inverno: Salt Lake City 2002, Turim 2006, Sochi 2014, PyeongChang 2018, Pequim 2022 e Milão-Cortina 2026. Aos 46 anos, o ex-decatleta que trocou o atletismo pelo gelo encerrou sua carreira no bobsled.
– Essa competição foi sensacional. Estão os melhores do mundo. Ralamos bastante para chegar aqui. E chegar aqui e fazer o melhor resultado do bobsled do Brasil é um feito muito grande. Só temos a evoluir. Esses meninos vão crescer de forma grandiosa, e quero estar por perto para ajudar esses atletas. A gente sabe que uma hora tem que acabar esse lado de alto rendimento. Eu me preparei para isso. O Brasil está em boas mãos – disse Bindilatti.
Brasil Bobsled Olimpíadas de Inverno
REUTERS/Annegret Hilse
O Brasil abriu o último dia de disputa na 20ª posição depois de ter ido muito bem na primeira descida (55s04 e 15º tempo), mas ter cometido um erro de pilotagem na segunda (55s42 e 22º tempo). Na terceira descida, era preciso ao menos manter a posição para avançar à final.
Alemanha faz dobradinha no pódio do bobsled 4-man dos Jogos de Inverno Milão-Cortina
O push de 4s94 foi um centésimo de segundo pior que os brasileiros fizeram no sábado, mas na pilotagem o Brasil venceu o duelo com Liechtenstein e ainda ultrapassou o Canadá. Com 55s38, o quarteto verde-amarelo foi o 19º na terceira descida e na soma das três tomadas de tempo.
Equipe brasileira avança para a quarta descida no bobsled 4-man
REUTERS/Annegret Hilse
Na descida final, o Brasil novamente não teve um bom push, mas melhorou um centésimo: 4s93. O trenó brasileiro aparecia nas parciais atrás do canadense de Jay Dearborn. Só que Bindilatti tirou na pilotagem para se manter à frente do Canadá por dois centésimos de segundo, terminando a quarta descida em 55s30 e somando 3min41s14.
Brasil Bobsled Olimpíadas de Inverno
REUTERS/Annegret Hilse geRead More


