Federação Tocantinense de Futebol volta a cometer equívoco envolvendo o União; entenda
União busca chegar à mais uma final do Tocantinense
Divulgação/ Elenilson Garcia
A Federação Tocantinense de Futebol (FTF) se envolveu em nova polêmica após errar na confecção dos ingressos da semifinal entre União e Gurupi. Nos bilhetes, o adversário foi identificado como Capital, além de constar horário diferente do marcado. Em 2025, a entidade já havia sido alvo de críticas quando o clube perdeu o título estadual por escalar um atleta irregular.
+Erro de Federação em ingressos troca rival de time na semi do Tocantinense 2026
A partida será neste sábado (21), às 15h45, no estádio Mirandão. Nos ingressos, porém, constava União x Capital, às 18h. O clube informou que os torcedores que compraram os bilhetes poderão entrar normalmente. A FTF, por sua vez, anunciou que fará nova impressão para corrigir o erro.
No caso da escalação irregular em 2025, o Araguaína alegou que a FTF havia enviado documento autorizando a utilização do atleta. No Tribunal de Justiça Desportiva do Tocantins (TJD-TO), o clube foi absolvido duas vezes, tanto na 1ª Comissão Disciplinar quanto no Pleno da entidade.
Quando o processo chegou ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a equipe foi punida com a perda do título e chegou a ser rebaixada. Posteriormente, o descenso foi revogado e uma das semifinais refeita. No fim, o Araguaína conquistou o título sobre o Tocantinópolis.
Araguaína vence TEC e leva Campeonato Tocantinense de Futebol
Entenda o caso da escalação irregular
A irregularidade ocorreu na primeira fase do Tocantinense 2025, quando o União-TO escalou o zagueiro Sheik, suspenso por três cartões amarelos, em jogo atrasado da segunda rodada. O problema teria surgido por erro de comunicação do árbitro Fernando Henrique Alcântara, que registrou o cartão apenas no campo de “advertências”, sem constar em “comunicação de penalidades”. Assim, o defensor atuou normalmente.
À época, o clube informou que só relacionou o atleta após consulta à FTF, que teria dado aval. O clube foi absolvido no julgamento da 1ª Comissão Disciplinar do TJD-TO e no Pleno da entidade. No STJD, a equipe perdeu o título e foi rebaixada após perder seis pontos.
No entanto, após entrar com embargos, a punição inicial de seis pontos foi reduzida para três, evitando o rebaixamento e confirmando a permanência na Primeira Divisão. O clube também foi punido com uma multa de R$ 5 mil.
Com isso, o Araguaína manteve a classificação à final após eliminar o Capital. O Gurupi, que herdou a vaga do União, enfrentou o Tocantinópolis na semifinal. O Verdão do Norte avançou, mas perdeu o título para o Araguaína. geRead More


