Rússia convoca embaixador de Israel após repórter quase ser atingido por míssil no Líbano; VÍDEO registrou a cena
Jornalista escapa por pouco de míssil durante transmissão no sul do Líbano
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia convocou nesta sexta-feira (20) o embaixador de Israel na Rússia para apresentar um protesto formal contra um ataque no sul do Líbano que feriu uma equipe de jornalismo da TV estata russa.
O momento foi registrado em vídeo (veja acima).
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
AO VIVO: acompanhe todas as notícias sobre a guerra no Irã
Segundo a agência de notícias estatal russa Tass, o embaixador de Israel em Moscou, Oded Joseph, foi informado de que a Rússia exige uma investigação sobre o ataque, além de garantias de que incidentes semelhantes não se repetirão.
Israel ainda não havia se pronunciado sobre o caso até a útlima atualização desta reportagem.
O repórter, o britânico Steve Sweeney, que trabalha para a TV estatal russa RT, gravava um vídeo quando um míssil caiu a poucos passos de onde ele estava. Apesar do susto, a RT afirmou que o jornalista e o cinegrafista Ali Rida tiveram apenas ferimentos leves e passam bem.
O cinegrafista acusou Israel de ter atacado a equipe de forma deliberada, apesar de ambos vestirem coletes de identificação da imprensa e portarem credenciais. O governo israelense ainda não havia se manifestado até a última atualização desta reportagem.
➡️ Desde a semana passada, Israel tem atacado o sul do Líbano, região onde estava a equipe de reportagem, além da capital do país, Beirute. O governo israelense diz mirar alvos do Hezbollah, o grupo terrorista libanês financiado pelo governo iraniano.
Os ataques são parte da guerra que Estados Unidos e Israel travam contra o Irã. Em resposta, o regime iraniano tem lançado mísseis e drones contra Israel e consta alvos nos países do Golfo Pérsico aliados dos EUA.
Segundo o governo libanês, 962 pessoas, a maioria civis, morreram por conta dos bombardeios israelenses desde o início da guerra.
Initial plugin text
O jornalista britâncio Steve Sweeney desvia de míssil segundos antes de artefato cair no sul do Líbano, em 19 de março de 2026.
Divulgação/ RT
Jornalista escapa por pouco de míssil durante transmissão no sul do Líbano
Divulgação/ RTg1 > Mundo Read More


