Santa Catarina domina os títulos do futsal brasileiro em 2025 e FCFS sobe no ranking
Jaraguá futsal se torna o maior campeão da LNF
O futsal de Santa Catarina foi destaque pela dominância nas conquistas nacionais em 2025. Os dados constam em relatório da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), apresentado neste fim de semana, em São Paulo, durante a Assembleia Geral da entidade.
Joinville/Krona é o atual campeão da Supercopa do Brasil de Futsal 2025
Luiz Vieira
Santa Catarina conquistou seis títulos nacionais e lidera o ranking do país. O desempenho representou um aumento de 42% no número de conquistas da região Sul em relação à temporada passada. Nas inscrições de atletas, o estado aparece na 4ª colocação nacional, atrás de Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, e também registrou crescimento expressivo, com alta de 142% em relação a 2024.
— Os resultados apresentados pela CBFS demonstram que estamos no caminho certo. Santa Catarina tem tradição vitoriosa no futsal e agora alia essa história a uma gestão moderna, profissional e voltada para o desenvolvimento sustentável da modalidade. O apoio dos clubes, ligas e patrocinadores torna o trabalho da FCFS ainda mais sólido — Nelson Carvalho Neto, presidente da Federação Catarinense de Futebol de Salão (FCFS).
Leco, capitão do Jaraguá, levanta a taça da Liga Nacional de Futsal 2025
Paulinho Sauer/Jaraguá Futsal
Atualmente, Santa Catarina é considerada a quinta maior força entre as federações estaduais, atrás de Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. São 87 clubes catarinenses credenciados, o segundo maior número de filiações do país, com crescimento de 24% em comparação ao ano anterior.
Nas transferências, a FCFS teve aumento de 40% e hoje é a segunda federação com mais movimentações internacionais, tanto de saída quanto de retorno, atrás apenas do Paraná.
Números do futsal catarinense
Conquistas e Títulos:
Líder em títulos nacionais conquistados em 2025 (6 troféus)
Aumento de 42% nas conquistas em relação a 2024
Estrutura e Filiações:
2º estado em número de clubes filiados à CBFS (87 clubes)
Crescimento de 24% em filiações comparado a 2024
Registros e Movimentações:
Crescimento de 142% em registros iniciais de atletas
4ª posição em inscrições iniciais no ranking nacional
2ª posição em circulação nacional de atletas
Aumento de 40% nas transferências estaduais
2ª federação em transferências internacionais
3ª posição em transferências interestaduais
Posicionamento Nacional:
5º estado no ecossistema geral do futsal brasileiro
Futsal Feminino:
3 categorias de formação (Sub-14, Sub-16 e Sub-18)
2 competições adultas estruturadas
Mais notícias do esporte catarinense no ge.globo/sc geRead More


